Trânsito será tema de projeto do Parlamento Jovem 2019

62

A sessão oficial do projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Araraquara acontece na quinta-feira (14), no Plenário, com a participação dos vereadores mirins e de todos os padrinhos, os vereadores oficiais.

Os alunos estiveram na Casa de Leis, na tarde de segunda-feira (11), para o ensaio final e para apresentar seus projetos, requerimentos e indicações aos padrinhos. Aline Joice Francisco (titular) e Maria Clara Oliveira (suplente), alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Profª Olga Ferreira de Campos”, acompanhadas da colega de sala, Ariane, foram recebidas pelo presidente da Câmara, vereador Tenente Santana (MDB).

Coincidentemente, o projeto das estudantes tem muito a ver com o padrinho, um estudioso do setor. A propositura institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara a “Semana do Trânsito Consciente”, a ser comemorada anualmente na semana do Dia Nacional do Trânsito (25 de setembro).

Santana parabenizou a iniciativa, que trata de um tema muito atual. Questionou se elas conheciam alguém que já tinha se envolvido em acidente. Todas relataram uma história dentro da família. “O Brasil registra 40 mil mortes e 800 mil feridos no trânsito todos os anos, uma verdadeira guerra, e temos que enfrentá-la. Esse assunto tem que ser tratado como prioridade”, enfatizou, argumentando que apresentou um projeto para que o Trânsito se torne matéria da grade curricular nacional. “A nosso pedido, o projeto foi apresentado pelo presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, e está em tramitação na Câmara Federal.”

A aluna Aline frisou que “nossa ideia original foi exatamente essa: aulas semanais sobre trânsito. Ficamos muito felizes em saber que, por meio da sua indicação, poderemos aprender sobre as leis, as normas e tudo de trânsito na escola”.

Para o parlamentar, a conversa com as estudantes mostrou que a juventude também está “antenada”. “É ótimo falar sobre trânsito consciente, que nada mais é do que a direção defensiva por parte do motorista e conscientização dos passageiros e pedestres, o motorista da vez, usar o cinto de segurança no banco traseiro etc., para sermos melhores pedestres, melhores passageiros e melhores motoristas”, encerrou Santana.