Saúde realiza 2ª Pré-Conferência hoje

1

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizam hoje (26), às 19h, na Emef  Profa. Alzira Amorim Mantese, no Selmi Dei, a 2ª Pré-Conferência de Araraquara.

A exemplo da Pré-Conferência anterior, no CER Cotinha de Barros, no Jardim Brasil, no último dia 19, o evento desta noite visa debater o fortalecimento do SUS – Sistema Único de Saúde.

Até o dia 9 de abril, serão realizadas mais outras duas prés semelhantes na cidade, antecipando a 12ª Conferência Municipal de Saúde, nos dias 12 e 13 de abril, no Auditório da Unip (Universidade Paulista) de Araraquara.

Todos os debates são abertos à participação da população, sob o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Outros três eixos temáticos envolverão a 12ª Conferência Municipal: “Saúde como direito”; “Consolidação dos Princípios do SUS”; e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”.

O coordenador da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Edison Rodrigues Filho, reitera que a participação da comunidade nos debates é fundamental para reforçar a importância do Sistema Único de Saúde – SUS.

“É dever de todo cidadão atuar de forma conjunta, para construir e defender o SUS e exigir os seus direitos”, enfatiza Edison.

“É preciso que a população participe diretamente na construção das propostas da saúde pública no município apresentadas nas Pré-Conferências”, reforça o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Izaías Ambrósio da Silva.

Definições

Durante as reuniões, também serão definidos os delegados da 12ª Conferência Municipal, entre representantes dos usuários do SUS e dos trabalhadores da Saúde das várias regiões da cidade, inclusive da zona rural.

Vale destacar que a 3ª Pré-Conferência da Saúde, das Regiões Sul e Rural – Assentamento Monte Alegre, será realizada no dia 2 de abril, no CER Rosa Bóglio Zanin, às 19h, no Jardim Ieeda.

Já a 4ª e última Pré-Conferência, das regiões Oeste e Rural – Assentamento Bela Vista, será em 9 de abril, também às 19h, no Salão de Festas Menino Jesus de Praga, o Meninão, no Jardim Santa Lúcia.

Ainda neste ano, sob a mesma temática envolvendo o SUS, serão realizadas a Conferência Estadual e a Conferência Nacional de Saúde.