No mês de setembro, o autismo é destaque na Tribuna Popular da Câmara

53

A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Araraquara, espaço para a manifestação de entidades e da população durante as Sessões Ordinárias, foi utilizada nesta terça-feira (24), por Karina Flavia Petrônio Ducci Maia, que falou sobre o trabalho desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara) e demais serviços prestados aos autistas no Município.

Segundo ela, setembro é para comemorar, pois, “estamos cada vez mais atentos, como sociedade”. Por outro lado, “precisamos convidar para um momento de reflexão, pois, ainda temos um longo caminho a percorrer”.

Apontou que ainda existem aqueles que tiveram pouco contato com pessoas com deficiência e não se familiarizaram com as realidades vividas por elas. “São pessoas que, sem terem culpa disso, não conseguem ver a barreira que uma grande escadaria cria para um cadeirante, por exemplo. É gente que não faz ideia do valor que a Libras agrega para o seu comércio, quando um cliente surdo chega para ser atendido. Tem uma multidão que não sabe qual a maneira gentil e eficiente de se guiar cegos. E, finalmente, é triste aqueles que, em sua ignorância, olham com medo e reprovação para deficientes intelectuais e para os autistas”.

Karina afirmou que nestes três anos à frente da Ampara, pôde notar uma visibilidade muito maior à causa e um expressivo interesse da sociedade sobre o assunto, e que tudo começou após sua participação, em maio de 2016, na Tribuna Popular da Câmara, além da criação de políticas públicas no Município, voltadas à causa autista.

“Tivemos o privilégio de sermos ouvidos e de poder fazer parte de um grupo de trabalho para a criação do Centro de Referência Municipal do Autismo, que será inaugurado em breve e será o primeiro do Estado”, declarou a oradora. Ela e sua equipe estão divulgando as conquistas de Araraquara pela região e buscando sensibilizar gestores de outros Municípios, quanto a falta de serviços prestados à população autista e também a pessoas com deficiência.

Ao final, Karina convidou os vereadores e a população em geral para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Ampara, localizada na Avenida Joaquim Martins Nogueira, 120, no Jardim Brasília. “Estamos cadastrando todos os autistas, acolhendo as famílias e direcionando, da melhor forma, dentro do que é oferecido pelo Município. Estamos na luta e esperamos muito mais políticas públicas para que todos os autistas possam alcançar o seu potencial, ter mais dignidade de vida e exercer a sua cidadania.”