Estratégia da Saúde da Família é reconhecida em dia municipal

1

Valorizar o “Saúde da Família”, bem como os agentes de saúde que trabalham no programa, esse foi o objetivo da vereadora Thainara Faria (PT) ao propor o projeto que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o “Dia Municipal da Estratégia da Saúde da Família”.

A propositura, que foi aprovada por unanimidade dos parlamentares na 125ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (24), estabelece como data oficial o dia 4 de outubro e prevê a realização de palestras, seminários, campanhas e ações a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância do trabalho realizado pelos agentes comunitários. “Muitas vezes, as pessoas dão destaque apenas ao médico e se esquecem de que existe todo um trabalho de prevenção, de apoio e de assistência muito importante que vem antes do tratamento. É ensinando as pessoas a lavarem as mãos, a se alimentarem bem e a cuidarem de sua saúde que promovemos a qualidade de vida e reduzimos o número de doenças da população”, defende a autora do projeto.

Thainara ainda justifica que a proximidade da equipe de saúde com o usuário permite que ela conheça a pessoa, a família e a vizinhança, garantindo uma anamnese mais precisa e uma maior adesão do usuário aos tratamentos e às intervenções propostas pela equipe de saúde.

A lei passa a entrar em vigor em Araraquara após ser sancionada pelo prefeito Edinho Silva (PT) e as despesas com a execução da lei serão obtidos mediante parceria com a iniciativa privada ou governamental, sem acarretar ônus para o município.