Demandas da área da saúde são discutidas em reunião

31

Condições de trabalho dos agentes de endemias, estrutura das unidades de saúde, formalização de parcerias com universitários para descentralização de campanhas e elaboração de projeto de lei que busca instituir o Dia Municipal de Saúde da Família. A vereadora Thainara Faria (PT) discutiu todos esses assuntos, na sexta-feira (30), em reunião com a secretária de Saúde, Eliana Honain, e com o coordenador executivo de Vigilância em Saúde, Rodrigo Contrera Ramos.

O primeiro ponto abordado foi a precariedade do veículo que transporta os agentes de endemia da sede para os pontos de trabalho. A secretária reconhece o problema e estuda a possibilidade de locação de mais um ônibus. A vereadora se comprometeu a dialogar com deputados estaduais e federais em busca de emendas para aquisição de novos veículos. A manutenção da limpeza da sede, que chega a abrigar 200 colaboradores, também foi cobrada por Thainara. Todo o serviço é realizado atualmente por duas terceirizadas, por isso “é preciso uma colaboração coletiva”, frisou Ramos.

Safe Itinerante

Sucesso há mais de 20 anos, a Semana de Assistência Farmacêutica Estudantil (Safe), realizada anualmente pela Unesp, promove ações educativas relacionadas à saúde. A ideia dos estudantes é descentralizar o evento, promovendo edições menores em diversos bairros da cidade durante o ano todo, com o apoio da Prefeitura. Thainara apresentou a proposta à secretária, que se prontificou a estudar a viabilidade da parceria.

Unidades de Saúde

A falta de profissionais em alguns postos de saúde também foi questionada pela vereadora Thainara Faria. A secretária explicou que foi realizado um concurso público para suprir a carência do setor e apenas dois, dos 20 médicos aprovados, assumiram o cargo. Atualmente, a Prefeitura está com inscrições abertas para preenchimento de das vagas existentes. Fora isso, Eliana citou a parceria firmada com a Universidade de Araraquara (Uniara) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) que visa à inserção de alunos na comunidade para atendimento da população.

A vereadora ainda apresentou projeto de lei que visa instituir, no Calendário Oficial de Eventos do Município, o Dia Municipal de Saúde da Família. O objetivo é valorizar o trabalho das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), assim como conscientizar a população sobre sua responsabilidade para promoção da saúde. “Acredito muito neste modelo, que busca promover a qualidade de vida, informando sobre fatores que colocam em risco a saúde, como a falta de exercícios físicos e má alimentação”, defendeu Thainara.