Curtas de sábado – 29 de junho

53

Praça na Vila Xavier vira depósito de entulho
Praça ou bolsão? Esse foi o questionamento feito pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB) ao se deparar com o depósito irregular de entulho, principalmente restos de materiais de construção, na Praça Popular II, na Vila Xavier. “Não adianta, fazem a limpeza e alguns dias depois está tudo cheio de novo. Já vimos sofá, cama e até cadeira de rodas”, relatam moradores ao parlamentar.
Essa foi uma das reclamações recebidas pelo vereador em seu gabinete. O mato alto também era um problema, mas, como Angeli constatou, foi realizada a roçada, restando apenas alguns pontos a serem limpos. “Nós aprovamos, na Sessão da Câmara do dia 25 de junho, um crédito de R$ 1.854.000,00 para a contratação de empresa destinada à manutenção e conservação de áreas verdes dos próprios públicos do município. Precisamos verificar se o serviço tem sido garantido pelo Executivo”, pontuou.

Estudantes do CEC Aléscio G. dos Santos entrevistam vereador
Educação política e cidadania. Na quinta-feira (27), o vereador José Carlos Porsani (PSDB) foi sabatinado, durante os períodos da manhã e tarde, por estudantes, entre 12 e 14 anos do Centro de Educação Complementar (CEC) Aléscio Gonçalves dos Santos, localizado no Jardim Pinheiros.
Os jovens quiseram conhecer a história de vida do parlamentar, sua atuação na Câmara Municipal, os desafios da profissão, e sua formação acadêmica. “Foi muito legal saber das conquistas dele e de como ele superou as dificuldades. Isso mostra que a gente pode ser muito mais”, afirmou a estudante Maria Eduarda Aguiar Hipólito.
A diretora do CEC, Ana Paula Franzini Peres, destacou o objetivo da iniciativa. “Nós queremos mostrar aos alunos que, independente de uma questão partidária, os parlamentares trabalham em prol do município e têm um papel muito importante de fiscalização.”
Porsani reconheceu a relevância da atividade. “Eu acredito muito nessa geração. Eles são o nosso futuro. Por isso, entender e se envolver, desde cedo, com a política é essencial.”
O CEC atende 548 alunos no contraturno escolar e desenvolve atividades voltadas para o respeito e o contato com o meio ambiente.

Encontro técnico visa ampliar acolhimento aos idosos
O Conselho Municipal do Idoso de Araraquara, com apoio da Prefeitura, promoveu o 1º Encontro Técnico com o tema “O que importa para você?”. O evento, realizado nessa sexta-feira (28), reuniu profissionais da assistência social e da saúde no auditório da Universidade Paulista (Unip).
Durante a abertura do evento, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Silvia Sampaio Carmagnani, destacou a importância da capacitação técnica. “Eu espero que este encontro seja o primeiro de uma série que visa melhorar o acolhimento, implantar mudanças de paradigmas e alcançar cada vez mais bons resultados ”, enfatizou.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, a população idosa está em expansão no estado e na cidade. O desafio é capacitar profissionais para atender esta demanda. “Os idosos têm uma linda história na família e a memória deve ser preservada. No estado de São Paulo, eles representam 12% dos habitantes, já em Araraquara ocupam um pouco mais de 17% da população. Por isso, é importante o conhecimento técnico dos profissionais, a união de todas as secretarias municipais para implantar um projeto unificado de Políticas Públicas para os idosos”, propôs a secretária.