Curtas de sábado, 13 de julho

116

Choro das Águas é adiado

O Choro das Águas, desse domingo (14), foi remarcado para a próxima semana, dia 21. A medida da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart foi tomada devido à proximidade das Praças do Daae e Scalamandré Sobrinho – local onde estará sendo realizado o Araraquara Rock.
A mudança contou com o apoio dos artesãos que expõem no Choro das Águas e, desta forma, no próximo dia 21, o Choro das Águas retorna com: a Feira de Artesanato, contação de histórias e show musical com o duo Carol Capacle & Allê Trajan.

 

Exposição da família italiana na Câmara

A Câmara Municipal de Araraquara promove, de 12 a 31 de julho de 2019, a exposição “Famílias Ítalo-Brasileiras e Imigrantes em Araraquara”. O evento faz referência à Lei Municipal n° 9.014/2017, de autoria do vereador José Carlos Porsani, que institui o Dia Municipal da Família Italiana, a ser comemorado anualmente no segundo domingo do mês de julho.
As famílias italianas têm grande presença na vida social e cultural de Araraquara desde o início da imigração no Brasil a partir do final do século XIX. De acordo com documentos do Arquivo Público Histórico “Rodolpho Telarolli”, dos 2.187 estrangeiros que em 1902 habitavam o município de Araraquara, 1.507 eram italianos. No decorrer dos anos, esses imigrantes se amalgamaram à cultura local e às de outras etnias, colaborando com o atual perfil sociocultural da Morada do Sol.
Durante a exposição interativa, os visitantes poderão pesquisar a genealogia da origem de suas famílias estrangeiras, conhecer um pouco da gastronomia italiana brasileira, dentre outras curiosidades, informações sobre as primeiras famílias de imigrantes italianos e a criação da Società Italiani Uniti e da Loja Maçônica, como também do Circolo Ítalo-Brasileiro em Araraquara.

 

Vereador pede curso de Mecânica de Motocicletas

O vereador Tenente Santana (MDB) solicitou ao Prefeito Edinho Silva (PT), a criação de Cursos para Formação e Especialização em Mecânica de Motocicletas, a serem ministrados no Centro de Capacitação Social e Profissional da Prefeitura de Araraquara (Espaço Kaparaó). “O Brasil passa por uma crise econômica que impacta diretamente na geração e manutenção dos empregos, sendo a população jovem a mais afetada. Cursos dessa natureza podem auxiliar o aluno a ingressar no mercado de trabalho, montar seu próprio negócio, ou ainda, para quem já trabalha no ramo, aperfeiçoar-se na sua profissão”, disse Santana.
O vereador afirmou também que encaminhou essa sugestão ao Chefe do Executivo Municipal após receber diversos pedidos em seu gabinete e também nas ruas.