Câmara aprova projeto que valoriza a profissão do médico veterinário

48

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, por unanimidade, na Sessão Ordinária de terça-feira (29) o projeto de lei do vereador Jéferson Yashuda (PSDB) que valoriza a profissão do médico veterinário, com a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Município o “Dia do Médico Veterinário”, a ser comemorado anualmente em 9 de setembro.

Yashuda destaca que a proposta visa reconhecer e valorizar o trabalho destes profissionais que prestam serviços à sociedade no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, na preservação da saúde pública, na produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental.

A profissão do médico veterinário vai muito além das clínicas para cães, gatos e bichos de estimação em geral. Está diretamente ligada a questões de segurança familiar e saúde pública. Também ajudam a diminuir a propagação de zoonoses transmitidas por animais para os seres humanos. Em outras palavras, além da saúde dos animais, o médico veterinário também auxilia na preservação da saúde da população humana, além de atuar na vigilância sanitária, na fiscalização de produtos de origem animal para consumo. São mais de 80 áreas de atuação.

O Estado de São Paulo reúne hoje o maior número de profissionais no país: mais de 40 mil médicos veterinários.

Ressalta-se que o “Dia do Médico Veterinário” é comemorado anualmente em 9 de setembro porque foi exatamente nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinou o Decreto Lei nº 23.133, regularizando a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no país. Todavia, mesmo sendo oficializado apenas em 1933, os cursos de formação na área já existiam desde 1910.