Visitante tenta entrar em presídio com 9 porções de maconha no estômago

160

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que, no último final de semana (dias 25 e 26), agentes de segurança flagraram visitantes tentando entrar com drogas e outros objetos ilícitos em presídios abrangidos pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN). Em um dos casos, um homem que visitaria o irmão estava com nove porções de maconha no estômago. Entre os flagrantes, foram apreendidos, ainda, entorpecente escondido em tubo de pasta dental, aparelho celular em meias infantis e chips telefônicos em absorventes.

Em todos os casos, a Polícia Militar (PM) foi acionada para registrar boletim de ocorrência. Também foi aberto procedimento interno para apurar o envolvimento dos presos que receberiam os materiais ilícitos no âmbito das unidades prisionais.

Vale destacar que, mesmo com a ampla divulgação na mídia das crescentes apreensões em todo Estado de São Paulo, visitantes seguem tentando burlar as revistas, sem sucesso, graças à perícia de agentes penitenciários aliada à tecnologia dos scanners corporais.

 

Penitenciária de Bernardino de Campos

Uma mulher foi flagrada com dois chips de celular escondidos em absorventes íntimos que ela levava em sua sacola de objetos pessoais, durante procedimento de revista pelo escâner corporal da Penitenciária de Bernardino de Campos, no domingo (dia 26), por volta das 9h.

A visitante, que entregaria os produtos ao irmão preso, foi encaminhada à delegacia para o registro de um boletim de ocorrência.

 

Penitenciária de Franca

A Penitenciária de Franca registrou três flagrantes no último final de semana. O primeiro ocorreu por volta das 7h45 de sábado (dia 25), quando uma mulher foi flagrada, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, com maconha escondida no ânus.

Inicialmente, ela negou que estivesse com entorpecente. Questionada novamente, a visitante confessou a irregularidade e, em sala reservada, retirou a droga de seu corpo.

Pouco mais de uma hora depois, por volta das 8h52, em caso bastante semelhante, os agentes apreenderam mais um invólucro de maconha e dois de cocaína, também camuflados no ânus da mulher.

O terceiro flagrante ocorreu no domingo (dia 26), às 8h56. Na ocasião, uma senhora que visitaria o neto preso levava um aparelho celular, bateria e chip escondidos em um par de meias infantis.

As peças de roupa estavam em uma sacola que a visitante carregava. Questionada pelos agentes, ela disse que havia esquecido de deixar o telefone móvel em seu carro.

Em todos os casos, as visitantes foram encaminhadas à delegacia para registro de boletim de ocorrência.

 

Penit. Feminina ‘Sandra Aparecida Lario Vianna’ de Pirajuí

Uma mulher foi surpreendida por agentes de segurança ao tentar entrar na Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lario Vianna” de Pirajuí com um celular (contendo bateria e chip) escondido em sua sacola de objetos pessoais.

O flagrante ocorreu por volta das 11h de domingo (dia 26), durante procedimento de revista pelo escâner corporal da unidade.

A mulher, que visitaria a mãe presa, foi encaminhada à delegacia da cidade para o registro de um boletim de ocorrência.

 

Penitenciária de Ribeirão Preto

A Penitenciária de Ribeirão Preto registrou dois flagrantes no último final de semana. Em um deles, ocorrido por volta das 9h40 de sábado (dia 25), uma mulher foi detida com maconha escondida em seu ânus.

A irregularidade foi constatada durante procedimento de revista pelo escâner corporal da unidade.

A visitante foi levada para uma sala reservada, onde, na presença de agentes femininas, retirou o entorpecente de seu corpo. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia da cidade.

 

No estômago

Em outro caso, registrado por volta das 7h30 de domingo (dia 26), um homem que visitaria o irmão preso foi flagrado pelo escâner corporal com maconha no estômago.

Questionado, ele confessou a irregularidade e conseguiu expelir uma porção da droga, ainda na Penitenciária. Em seguida, foi encaminhado a uma unidade de pronto-atendimento, onde expeliu mais oito porções.

O visitante permaneceu internado, sob escolta de uma equipe da Polícia Militar. Após receber alta, ele seria encaminhado à delegacia para prestar depoimento.

 

Penitenciária II de Serra Azul

Uma mulher foi flagrada com fragmentos de maconha escondidos em um tubo de pasta dental, durante procedimento de revista pelo escâner corporal da Penitenciária II de Serra Azul.

O caso foi registrado no domingo (dia 26), por volta das 8h35. A visitante confessou a tentativa de entrar na unidade com entorpecente e foi encaminhada à delegacia da cidade. Ela foi presa em flagrante por tráfico de drogas e seria submetida a uma audiência de custódia.

Em todos os casos, as unidades prisionais também instauraram Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam as drogas ou celulares apreendidos. A SAP informa que pessoas flagradas tentando entrar com objetos ilícitos em presídios são automaticamente suspensas do rol de visitas.