Polícia Militar realiza operação integrada em Araraquara e região

2

A Polícia Militar desencadeou, entre a manhã de sexta-feira (26) e a madrugada desse sábado (27), a Operação Interior Mais Seguro, em todo o Estado de São Paulo, nas regiões em que há áreas rurais, com a finalidade de garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime. As ações especiais se estenderam pela madrugada.

Na região de Ribeirão Preto houve uma inovação. Na quinta-feira (25), representantes da Polícia Militar, incluindo Policiamento de Área, Ambiental e Rodoviário se reuniram com representantes de Guardas Civis de 11 municípios da região, juntamente com representantes da Secretaria da Agricultura, para alinharem esforços para o desenvolvimento da Operação que tinha como objetivo a prevenção, por meio do policiamento ostensivo fardado, nas vias rurais e rodovias e também a repressão imediata, por meio de pontos de bloqueio de fiscalização a pessoas, veículos e cargas.

A Operação foi realizada em 93 municípios da região e, a ação de membros da Secretaria da Agricultura ocorreu em 3 regiões: Araraquara, Barretos e Ribeirão Preto.

A operação contou com a mobilização de 998 policiais militares, com o emprego de 496 viaturas e 1 helicóptero, distribuídos em 116 pontos, em toda a região. As equipes se posicionaram em locais estratégicos, nas áreas rurais e, além do policiamento preventivo, também atuaram com foco em receber das comunidades rurais informações que apontassem melhorias da segurança local, bem como os policiais militares agiram como agentes estimuladores do Programa Vizinhança Solidária.