Frente Parlamentar ajuda prefeituras a instalar Tiros de Guerra

68
O Tiro de Guerra 02-002 de Araraquara é o mais antigo em atividade no país

A Frente Parlamentar pela Criação e Preservação dos Tiros de Guerra, idealizada pelo deputado estadual Tenente Coimbra (PSL), já está atuando para ajudar as Prefeituras a criar os Tiros de Guerra em municípios que ainda não tenham a instituição. A ideia é levar esses instrumentos de educação e civilidade até as cidades do interior para que os jovens tenham a oportunidade de prestar o Serviço Militar Inicial, afirma o deputado.

A fun√ß√£o da Frente √© auxiliar as prefeituras no processo de instala√ß√£o dos Tiros de Guerra, que s√£o mantidos por meio de conv√™nios com o Comando da Regi√£o Militar. Durante 40 semanas, os jovens recebem treinamentos de instrutores do Ex√©rcito com uma carga semanal de 12 horas. A Prefeitura disponibiliza as instala√ß√Ķes e o Ex√©rcito fornece os instrutores, o fardamento e os equipamentos.

Os Tiros de Guerra s√£o importantes porque representam uma das institui√ß√Ķes com maior √≠ndice de confiabilidade da popula√ß√£o e porque ensinam a jovens no per√≠odo de alistamento valores como patriotismo, civismo, disciplina e respeito. “Mais do que executar um trabalho, a institui√ß√£o d√° aulas de civismo e patriotismo e os jovens se tornam cidad√£os conscientes de seus deveres e que contribuem para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou o deputado.

Prazo para o alistamento
Termina nesta sexta-feira (28) o prazo para o alistamento militar dos jovens que completam 18 anos em 2019. As inscri√ß√Ķes podem ser feitas nas Juntas do Servi√ßo Militar localizadas em todas as regi√Ķes do pa√≠s. H√° tamb√©m a possibilidade de a inscri√ß√£o ser feita pela internet at√© domingo (30), por meio do site www.alistamento.eb.mil.br.

No caso da inscri√ß√£o presencial, √© preciso apresentar certid√£o de nascimento, carteira de identidade ou de motorista e de duas fotos 3×4 recentes; al√©m de comprovante de resid√™ncia. Na Junta do Servi√ßo Militar ser√° necess√°rio o preenchimento de um formul√°rio para a valida√ß√£o dos dados pessoais.

A perda do prazo para alistamento implica em pagamento de uma multa no valor de R$ 4,32. Quem n√£o se alista n√£o pode obter passaporte, carteira de trabalho, registro de diploma de profiss√Ķes liberais, nem fazer matr√≠cula ou inscri√ß√£o em concursos p√ļblicos.