Sobras e divisões

38

Por Darcy Dantas

 

Conversando com um amigo onde  entre outros elementos a poesia foi a constante . Disse-me um poema  que levou meu pensamento distante e me fez ver que  minhas divisões devem ser revistas. O belo poema falava exatamente sobre nosso comportamento diante da vida.t

Façamos  divisões,  mas antes de faze-las temos que analisar como é a divisão que  fazemos “dentro  de nós”.  Saber dividir   é essencial, enobrece a alma, mas antes analisemos como “anda” nossa  divisão interior.

Não me refiro a dividir  o pão, a água, as vestimentas, também necessárias, sim, refiro-me a divisão do olhar, do sorriso, das dores, dos sonhos, entre tantos outros elementos. Dividir por inteiro  nosso carinho com aqueles que de nós necessitam

Quanto as sobras , não podem ser restos de nossas divisões, porque, sonhos não sobrevivem das sobras , “Deus não sobrevive das sobras.”

A beleza do mundo jamais sobreviveria das sobras, nem as meigas margaridas, ou os encantadores girassóis.

Filhos, amigos, pais, jamais sobreviverão das sobras.

Parem … pensem  e não deixem que sobrevivam de sobras todos que lhe são caros, ou mesmo aqueles que passam por sua vida e nada significaram na trajetória da mesma.

O que sobrevive das sobras , é o mal, a inveja, a cobiça,  traição …seres “sombras”, esses sobrevirão das sobras.

Não são palavras ao vento. “São palavras que a Boa Nova nos ensina.”

Assim vamos vivendo , aprendendo, conhecendo  quem não sabe dividir, ou quem acha que outros podem viver de suas sobras.

Enquanto isso o “guardiões” da idade moderna  que nunca souberam o que é divisão com sabedoria e justiça ,  passam pelas pessoas, principalmente as mais simples ou pela vida talvez , distribuindo suas sobras com a maior desfaçatez.

Meu carinho para todo ser humano que ainda existe sim, e que sabe que se a  nós foi dado algo, foi  para que  aprendamos a dividir,  nossos sorrisos, nosso carinho, nosso amor, nosso respeito.  São pessoas assim  que fazem a vida ficar menos pesada, e mais confiante , certas que  o mundo não é feito somente de sobras de pessoas que não sabem dividir.

Tomara a caminhada da maioria  dos seres humanos por esse mundo tão deslumbrado  chegue um dia a realidade do saber dividir com parcimônia e respeito aos que mais necessitam de, carinho, de alimento e principalmente de amor.  (Só o amor construí) …Frase Bíblica.