Quarentena contra novo coronavírus é prorrogada até 31 de maio em Araraquara

Quarentena contra novo coronavírus é prorrogada até 31 de maio em Araraquara

65
A Prefeitura de Araraquara prorrogou até o dia 31 de maio o decreto municipal que estabelece o estado de calamidade pública e as medidas de quarentena para redução da transmissão do novo coronavírus, causador da pandemia da doença respiratória Covid-19.

A decisão acompanha o Governo do Estado de São Paulo, que também prorrogou a quarentena até o final do mês. O novo decreto municipal será publicado neste domingo (10) no site da Prefeitura, passa a valer na segunda-feira (11).

REUNIÃO 
Na manhã deste sábado (9), o prefeito Edinho se reuniu com secretários municipais e com representantes de entidades empresariais de Araraquara para dialogar sobre o planejamento para a futura retomada da economia no município, seguindo as normas e as orientações da saúde.

“Estamos reunindo as sugestões apresentadas pelas entidades empresariais e levaremos esse documento ao Governo do Estado na semana que vem, no Conselho Municipalista ao qual fui convidado a integrar”, afirmou o prefeito.

O Conselho Municipalista será formado por prefeitos de 16 municípios que representam regiões do estado. O grupo terá reuniões semanais com o Governo do Estado para monitoramento da situação da Covid-19 e planejamento de futuras flexibilizações na quarentena.

“Para conseguirmos flexibilizar a quarentena, porém, é preciso que nosso isolamento social aumente e tenhamos controle da curva de crescimento de casos. Se puder, fique em casa. Neste momento, é fundamental que só saia de casa quem realmente precisar ou trabalhar em atividades essenciais. O isolamento social é a nossa principal medida para evitar o contágio pela Covid-19”, explicou Edinho.

Participaram da reunião o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), José Janone Júnior; do presidente do Sindicato do comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio), Antônio Deliza Neto; do superintendente do Shopping Jaraguá, Douglas Borges; Giovani Peroni, especialista em ergonomia, saúde e segurança do trabalho, além do vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; as secretárias Eliana Honain (Saúde), Mariamália de Vasconcellos Augusto (Justiça e Cidadania) e Priscila Luiz (Comunicação); o coordenador de Gestão e Finanças, Júlio César Carneiro; e o diretor-presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações, Manoel de Araújo Sobrinho.