PRESIDENTE DO ROTARY CLUB ARARAQUARA LESTE ENTREGA 200 ÓCULOS PARA O PROJETO OLHA E VÊ

O Presidente do RC Araraquara Leste 2019/2020 agradeceu em nome de todos os companheiros e parceiros (as).

401
Oportunidade de ver o mundo com bons olhos.
O “Programa Olha e Vê” que foi lançado pelo Rotary Club Araraquara Leste, CRESEP, Lions Club Araraquara Santa Cruz, Assembleia Estrelas de Isis, Capítulo Araraquara, Essilor, Óticas Fabrilen, Óticas Lupo, Óticas Manzolli, ETEC Anna de Oliveira Ferraz, Fundo das Instituições Sociais de Araraquara – FISA e a Prefeitura Municipal de Araraquara, através da Secretaria da Educação, será retomado na sexta, 13 de março. O objetivo da ação é avaliar e disponibilizar o exame oftalmológico e, por meio de doação das entidades parceiras, oferecer óculos gratuitamente aos alunos de 3 a 7 anos da rede municipal que possuem algum tipo de deficiência visual.
O programa, que está sendo retomado após o período de férias escolares, teve início no passado nas unidades educacionais instaladas nos bairros de maior vulnerabilidade social, pertencentes ao programa Territórios em Rede. Quase 1.500 crianças já foram examinadas por meio do programa, que contabiliza 234 triagens para o exame oftalmológico. Cerca de 70 óculos já foram entregues.  O “Olha e Vê” foi idealizado pelo Oftalmologista José Augusto Cardillo. A meta é atingir cerca de 8 mil crianças e a previsão é de que pelo menos 2 mil alunos passem por consulta no CRESEP.
As crianças passarão por uma avaliação de acuidade visual, por meio de um equipamento computadorizado de alta precisão, que, em alguns instantes, dá o diagnóstico completo das alterações visuais. As crianças que apresentarem alguma alteração serão encaminhadas ao CRESEP para consulta oftalmológica e em seguida escolha das armações.
Engajados no projeto, os Rotarianos do Rotary Club Araraquara Leste, com o apoio do Lions Club Araraquara, Santa Cruz e FISA, obtiveram êxito no desenvolvimento e aprovação de um projeto distrital, que viabilizou a compra de 200 óculos. “Estou muito feliz com esse projeto, que beneficiará diretamente 200 crianças, e atinge cerca de 800 pessoas. Vamos mudar a vida dessas famílias”, afirmou o responsável pela Fundação Rotária do Rotary Club de Araraquara Leste, Daniel Forini.
Já Rafael de Luca Passos, do Rotary Club de Araraquara Leste ressalta que “esse projeto poderá salvar a vida escolar das crianças que possuem algum tipo de deficiência visual. Isso é magnífico! Permite o aprendizado, incentiva e muda a vida dessas pessoas”.
O Presidente do RC Araraquara Leste 2019/2020 agradeceu em nome de todos os companheiros e parceiros (as). “Sentimos-nos honrados e privilegiados em poder servir a comunidade de forma tão impactante, levando aos mais carentes, tratamento de ponta totalmente gratuito”, declarou João Willan Brandão.