Presidente da OAB de Araraquara participa do 39º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB São Paulo em Atibaia

57

Nos dias 07, 08, 09 e 10 de novembro ocorreu o 39º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB São Paulo, em Atibaia. O tema central do encontro trabalhou as relações entre os eixos “Democracia, Garantias Institucionais, Mercado de Trabalho e Tecnologia”. O evento reuniu dirigentes de Ordem das 240 Subseções do Estado, da Secional, da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, bem como Conselheiros Estaduais e Federais e Presidentes das Comissões temáticas da Instituição. Dividido em dez grandes painéis, tribuna livre e outras atividades, o Colégio a partir das amplas discussões dos presentes, extraiu propostas para a elaboração da Carta de Atibaia, documento que irá nortear as ações da entidade em defesa das prerrogativas da classe, sempre em busca de uma sociedade justa.

A agenda de atividades obedeceu a pauta com os seguintes painéis: “Ética e democracia em tempos de tecnologia”, “Pluralidade: respeito aos direitos e garantias fundamentais”, “ESA: aprimoramento profissional e o legado do conhecimento”, “A indispensabilidade da Advocacia”, “Prerrogativas da Advocacia como instrumento de defesa da cidadania”, “A representatividade feminina e o fortalecimento das garantias institucionais”, “Democracia, garantias institucionais, mercado de trabalho e tecnologia”, “Valorização da Advocacia, tecnologia e o exercício da cidadania” e “Políticas inclusivas para a Jovem Advocacia”. Os trabalhos finalizaram com o último painel, “CAASP: gestão participativa, austeridade e eficiência”, seguido da sessão “Tribuna livre” e da “Leitura da Carta de Atibaia 2019”.

O Presidente da 5ª Subseção da OAB de Araraquara, Drº Tiago Romano participou de todos os painéis representando a OAB de Araraquara. Para Tiago Romano “foi um momento de muito trabalho e aprendizado para melhor gerir a Subseção, bem como oportunidade única para levar demandas da Subseção as Diretorias da OABSP e CAASP. Mas o principal de tudo foi poder participar tendo voz ativa nos rumos que a OAB irá tomar na defesa da Advocacia e da Cidadania”.

O Presidente da OAB de Araraquara Drº Tiago Romano desde o início da Gestão foi convidado e integrar o Colégio de Presidentes do Centro Norte Paulista que assim como outros colégios são órgãos legitimados a reunir-se, orientar e propor medidas a Secional paulista da OAB e a Diretoria da CAASP, bem como adotar medidas que visem garantir a Cidadania e o Estado Democrático de Direito.

A carta de Atibaia pode ser lida na íntegra no endereço: http://www.oabsp.org.br/noticias/2019/11/39o-colegio-de-presidentes-de-subsecoes-da-oab-sao-paulo.13299