Prefeitura recepciona mais 43 apoiadores no combate à dengue

95

A Prefeitura recepcionou nesta sexta-feira (27), em evento no auditório da Coordenadoria de Recursos Humanos, 43 novos apoiadores no combate à dengue. Com a sexta turma, agora já são 316 apoiadores trabalhando no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Os novos apoiadores já foram contratados, passaram por treinamento e retiraram seus uniformes e EPIs (equipamentos de proteção individual).

Criado no início do ano, o programa de apoiadores integra o “Araraquara Contra a Dengue” e tem objetivo de fortalecer as ações de limpeza pública e de combate ao mosquito da dengue. Simultaneamente, pessoas em situação de vulnerabilidade social e que estão cadastradas nos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) recebem a oportunidade de um trabalho temporário.

Os apoiadores têm carga horária de 30 horas semanais e remuneração de R$ 4,54 por hora trabalhada. O contrato temporário tem validade de seis meses, que pode ser prorrogado por mais seis meses. A ordem de chamada segue classificação elaborada de acordo com a situação social de cada participante.

“Nós queremos chegar a pelo menos 500 apoiadores. Nós vamos ajudar vocês em um momento em que precisam muito e vocês vão nos ajudar a combater o mosquito da dengue”, disse o prefeito Edinho.

“Nós podemos perder qualquer coisa, menos a capacidade de se colocar no lugar do outro. Uma cidade verdadeiramente humana é onde o ser humano é mais importante do que tudo. Uma cidade que valorize a vida”, complementou.

A secretária de Saúde, Eliana Honain, lembrou que a dengue atingiu mais de 20 mil pessoas neste ano, com cinco vítimas fatais. “É um fato muito triste para nós. Mas nós vamos dar esse auxílio a vocês e vocês vão nos auxiliar a combater a dengue. Vocês serão fundamentais nisso. Sejam muito bem-vindos”, afirmou a secretária.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Thainara Faria (PT) elencou os programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura, como as “Frentes da Cidadania” e o “Jovem Cidadão”. “Esses programas vêm ajudando muito as pessoas. Eu tenho muito orgulho de andar pela cidade e ver vocês ajudando a combater a dengue.”

Falando em nome de todos os apoiadores, Francine Lucas agradeceu a oportunidade. “É uma ajuda que veio em excelente hora, uma oportunidade que nos foi dada”, declarou.

Ainda estiveram no evento o vereador Toninho do Mel (PT); a coordenadora de Recursos Humanos, Flávia Dótoli; a secretária de Obras e Serviços Públicos, Anna Padilha; o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni; além de outros coordenadores e gestores municipais.