Plano de Mobilidade Urbana é tema de audiência pública

236

A primeira audiência pública de revisão do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) do Município será realizada nesta segunda-feira (25), a partir das 18h30, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia). Na ocasião, o coordenador executivo de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, e os professores doutores da equipe da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que participam da revisão do plano, estarão detalhando as etapas deste trabalho, assim como será uma oportunidade dos presentes apresentarem suas sugestões e esclarecerem questões pertinentes ao tema.

O PlanMob é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) instituída pela lei federal nº 12.587/2012. Esta lei estabeleceu que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a elaborar um plano de mobilidade em um processo participativo com os diversos setores da sociedade civil. Araraquara elaborou um PlanMob em 2008 e, de acordo com o art.24 da PNMU, ele deve ser avaliado, revisado e atualizado em prazo não superior a 10 anos.

De acordo com os especialistas envolvidos na revisão, o plano, como instrumento da mobilidade nas cidades, é fator preponderante na qualidade de vida dos cidadãos, já que o modelo de circulação de pessoas e cargas dentro do território urbano interfere no desenvolvimento econômico das cidades e, consequentemente, do País. Do PlanMob, resultam a melhoria da logística de distribuição de produtos, a qualidade de vida e a produtividade de sua população, dentre outros pontos.

Além do diagnóstico da cidade de Araraquara e seus principais interesses de mobilidade, a exemplo da orla ferroviária, outras temáticas também abordadas no PlanMob, de acordo com os princípios e diretrizes presentes no PNMU, são os serviços de transporte público coletivo, a integração intermodal do transporte público e privado, hierarquia viária, mobilidade ativa, circulação viária e infraestrutura do sistema de mobilidade urbana, incluindo planejamento cicloviário, as ciclovias e ciclofaixas, além de acessibilidade, polos geradores de viagens e áreas de estacionamentos.

A audiência pública será aberta a todos os interessados, a partir das 18h30, no auditório da Acia, que fica na Rua São Bento no 825, Centro, em frente ao Paço Municipal.