Operação contra descarte irregular de resíduos sólidos é realizada na região da Chácara Flora

51

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), as equipes de Controle de Vetores, a Guarda Municipal, os Agentes de Trânsito e a Polícia Militar realizaram, nessa quarta-feira (30), mais uma operação de combate ao descarte irregular de resíduos sólidos. Dessa vez, a ação aconteceu na região da Chácara Flora em uma estrada rural particular próxima ao Pesque e Pague 3 Irmãs.

O objetivo da operação é orientar e fiscalizar os responsáveis pelo transporte de resíduos sólidos e combater o descarte irregular de materiais inservíveis em terrenos baldios. As áreas degradadas pelo descarte irregular tornam-se potenciais criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, e abrigo de animais peçonhentos.

Nessa operação os proprietários de veículos com carretas, caçambas, furgões e baú foram orientados sobre a legislação e os locais adequados para o descarte. A operação contou também com a participação dos Agentes de Controle de Vetores, que distribuíram panfletos e orientaram a população dos riscos do descarte de resíduos sólidos em locais inapropriados. A população também foi orientada, durante a operação, que os acessos a estrada particular devem ser fechados pelo proprietário do local a partir do dia 4 de novembro.

De acordo com balanço dos fiscais, foram distribuídos 96 panfletos de orientação ambiental do Daae e 96 panfletos de orientação de transmissão de vetores. A operação resultou em 2 veículos utilitários guinchados, 4 multas municipais aplicadas, 3 infrações ambientais municipais, 1 infração ambiental estadual por porte de animal silvestre e 5 multas estaduais. Além disso, 48 pessoas foram orientadas e 27 veículos vistoriados, entre motocicletas, utilitários, reboques (carretinhas) e caminhões.