Ônibus por aplicativo começa a funcionar em São Paulo

3

Um número expressivo de pessoas vive na região metropolitana ABCD da capital paulista, muitas delas fazem um trajeto diário para os centros comerciais de São Paulo. Se utilizar o próprio carro não é uma opção viável, as alternativas estão entre o uso de ônibus metropolitanos ou aplicativos de corrida, como Uber e 99. No entanto, uma nova alternativa chega ao mercado, a qual pretende tornar essas viagens mais rápidas e práticas com a ajuda de um aplicativo.

Com rotas que ligam a cidade de São Bernardo do Campo à Berrini, região corporativa da capital paulista, o app da UBus traz uma novidade ao mercado: ele possibilita aos passageiros escolherem onde querem embarcar e desembarcar, ou seja, os veículos fazem paradas fora dos pontos tradicionais ao longo do trajeto. Antes, o que era uma exclusividade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Apesar de ser conhecida por modelos trólebus, ônibus híbridos e elétricos, para o serviço integrado ao UBus, a Metra utiliza ônibus rodoviários, que trazem cadeiras reclináveis e estofadas, ar condicionado, bagageiro inteiro, wi-fi, tomadas USB, e até mesmo um elevador para usuários em cadeira de rodas. Além disso, a linha batizada 376-SBC, foi autorizada pela EMTU e por isso tem permissão de circular em corredores de ônibus convencionais. Atualmente, são 15 ônibus em operação.

Após o download do app (disponível para aparelhos Android e iOS), o usuário deve realizar o cadastro, e então solicitar a viagem, detalhando o local de origem e destino. O aplicativo vai indicar qual é o horário da próxima viagem e onde é o melhor local de embarque. O passageiro também poderá agendar viagens e até mesmo reservar assentos. O pagamento poderá ser realizado via cartão de crédito, dinheiro ou cartão BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano).

Ao final da operação, é gerado um QR Code que deve ser apresentado na hora do embarque. As informações dos passageiros aparecem para o motorista em um tablet, indicando em quais pontos o ônibus possui parada para embarque e desembarque.

A passagem custa R$ 14,50, quase três vezes o valor de um ônibus metropolitano normal. Porém, segundo o cálculo da empresa que opera a linha, é estimado que quem utiliza o serviço da Ubus economiza cerca de R$ 7 mil (por ano) comparado a quem percorre o mesmo trajeto utilizando um carro.