Nada se perde, tudo se transforma

31

“Exemplo de cuidado com o meio ambiente.” Dessa forma que o vereador José Carlos Porsani (PSDB) define o trabalho realizado por um fábrica de vassouras ecológicas, visitada pelo parlamentar na tarde de quinta-feira (19).

Garrafas pet são transformadas em vassouras mais resistentes e com maior durabilidade, conforme demonstrou André Luís Pinotti que, ao lado do pai, Wilson Francisco Pinotti, é responsável pela produção dos artefatos. “As vassouras estão sendo utilizadas pela empresa responsável pela limpeza urbana em Araraquara e em outras cidades do país, além de empresas em Americana (SP), Piracicaba (SP) e Goiânia (GO)”, informa André, explicando que as garrafas são lavadas manualmente, quando a cola também é retirada.

A empresa, batizada HP Vassouras, em homenagem ao avô, Hugo Pinotti, teve início há cerca de seis anos. Toda ideia foi de Wilson, que reaproveitou peças de motores, bicicletas e motos para montar oficina que ocupa o lugar de um antigo galinheiro. Com o crescimento da produção, o espaço deverá ser ampliado em breve. Segundo André, 400 garrafas rendem 10 quilos, sendo que 300 gramas são utilizados em cada vassoura.

“A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. A responsabilidade social e a preservação significam um compromisso com a vida. Neste mundo moderno, onde imperam a pressa e a tecnologia, as belezas naturais estão passando despercebidas. Temos que mudar isto. Cuidar, guardar, preservar o meio ambiente é responsabilidade de todos nós. Quem ama preserva. Preservar o meio ambiente é preservar a vida. Eis aí o exemplo dado pela família Pinotti”, finaliza Porsani.