IFSP Araraquara realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

121

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus Araraquara realizará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da região Centro-Norte Paulista, com abertura oficial no dia 17 de setembro, às 14 horas, no auditório do Centro Internacional de Convenção “Nelson Barbieri”, no Cear. O apoio é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

O período oficial da 16ª SNCT é de 21 a 27 de outubro e o objetivo do evento é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, através de atividades que utilizem uma linguagem acessível para estimular a curiosidade e motivar a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema deste ano, que é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

De acordo com a organização nacional do evento, este tema foi escolhido com base, dentre outros motivos, na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da região Centro-Norte Paulista reunirá os campus do IFSP de Araraquara, Barretos, Matão e São Carlos, e as atividades abrangerão cerca de 20 cidades da região.

De acordo com a Profa. Dra. Renata Maria Porto Vanni, professora da área de Informática do IFSP e presidente da comissão organizadora da SNCT em Araraquara, a data da cerimônia oficial de abertura será antecipada para o dia 17 de outubro, justamente para promover a integração entre os alunos e professores dos quatro campus. Na abertura, marcada para as 14 horas, estão programadas palestra e apresentação do “Ciência em Show” (https://www.cienciaemshow.com.br/), um grupo formado por três professores e uma pedagoga que comunica e ensina a ciência de maneira descomplicada e descontraída, através de apresentações de experimentos científicos. Além dos alunos matriculados no IFSP, estão sendo convidados também alunos das escolas do município e dos centros de cultura digital.

Já as demais atividades científicas, educacionais e culturais que constam nesta programação da SNCT serão desenvolvidas de 21 a 25 de outubro, acompanhando a programação nacional.

A Profa. Dra. Renata, o consultor da área de informática Carlos Landim e Damiano Neto, vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, estiveram reunidos para apresentar a programação.

Destaques

Entre os destaques desta programação, está a palestra “IF (meninas) {nas exatas}: Promovendo a participação de mulheres na área de exatas”, que apresenta uma análise da participação de mulheres nos cursos de exatas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus Bragança Paulista, e o relato de experiências das ações desenvolvidas para melhorar esta participação na área a partir do projeto IF (meninas){nas exatas}.

Outra atração será a exposição e apresentação dos protótipos de veículos off road desenvolvidos pelos alunos do IFSP, dentro do Projeto Institucional Baja SAE Brasil, um desafio lançado aos estudantes de Engenharia, que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Também os protótipos aeronáuticos desenvolvidos pelos alunos do IFSP no Projeto Institucional SAE Brasil AeroDesign serão expostos e apresentados na SNCT.

Ainda na programação, a Exposição de Ciência, Tecnologia e Informação (CT&I), cujo objetivo é promover o acesso e o intercâmbio de conhecimento entre professores, pesquisadores e alunos nas áreas de conhecimento em ciências humanas, biológicas e exatas entre os campus e cidades da região. E, especificamente no campus Araraquara, ocorrerá o IV Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica (EnICT) do IFSP, nos dias 24 e 25 de outubro.

E o BizGames, projeto de extensão “Ensinando Lógica de Programação para Crianças”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e desenvolvidos no Centro de Cultura Digital São Rafael, no Centro de Capacitação Social e Profissional – Espaço Kaparaó e na escola CEC Alescio Gonçalves dos Santos.

A programação da SNCT será encerrada com música, dia 25, com a apresentação das crianças do Projeto Guri, programa sociocultural que oferece, nos períodos de contra turno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Vale destacar que todas as atividades serão gratuita e que, do dia 21 ao dia 25 de outubro, elas estarão concentradas no IFSP – Campus Araraquara, localizado na Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250, Jardim Paulo Freire. O telefone para mais informações é o (16) 3303-2330.

Confira a programação nacional, na semana de 21 a 27 de outubro, em http://snct.mctic.gov.br/semanact/opencms/programacao/index.html