Feira do Produtor Rural amplia atuação e chega à Praça do Cecap

115

A Praça Maria Valéria Galvão Medina, no bairro do Cecap, recebeu na quarta-feira (9) o lançamento de mais uma Feira do Produtor Rural, projeto realizado em parceria da Prefeitura com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o Sindicato Rural de Araraquara, a Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Todas as quartas-feiras, das 16h às 20h, os moradores da região do Cecap terão acesso a alimentos de qualidade e produzidos diretamente do campo.

As feiras são importante canal de escoamento da produção agrícola dos agricultores familiares e de assentamentos rurais do município. Todos os feirantes passaram por curso de formação, ministrado pelo Senar em parceria com o Sindicato Rural.

O projeto também tem se consolidado como uma importante estratégia de comercialização aos pequenos produtores, garantindo renda e proporcionando um comércio justo, ao eliminar a figura dos intermediários e permitindo que os lucros sejam do produtor.

“As Feiras do Produtor Rural são uma grande oportunidade de a população ter acesso a alimentos de qualidade, direto do campo e dos assentamentos, além de ajudar esses pequenos produtores a gerarem emprego e renda, comercializando seus produtos e investindo na produção”, afirma o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto.

“É a junção de alimentação saudável com desenvolvimento econômico e rural. É um projeto que definitivamente deu certo e precisa ser fortalecido e ampliado”, defende Damiano.

Para a coordenadora de Agricultura, Silvani Silva, as feiras garantem alimentação saudável e também proporcionam lazer. “O governo municipal tem essa proposta de levar as Feiras do Produtor para os bairros. Nossos parceiros fazem a formação dos agricultores e os auxiliam na comercialização. A gente está vendo produtores e consumidores muito felizes. Essa é uma demanda do consumidor do Cecap, que pediu uma feira aqui. As pessoas tomam a praça, vêm socializar com os vizinhos e adquirem alimentação saudável com preço justo”, declara Silvani.

Entre agricultores e consumidores, a feira no Cecap tem total aprovação. “Está muito bom. Nosso coração está alegre, porque está tendo sucesso. Estamos vendendo muito. Um movimento muito bom. Verdura fresquinha, tirada diretamente das nossas hortas para a mesa do consumidor”, afirma Lúcia Augusta da Silva, de 60 anos, agricultora do Assentamento Monte Alegre.

Vera Lúcia do Nascimento, moradora do Cecap que já aproveitou o primeiro dia de feira, foi só elogios. “É muito lindo. Atendimento maravilhoso. As verduras lindíssimas, fresquinhas. Estão de parabéns. Comprei alface, brócolis, couve-flor, cheiro-verde. Adorei. É a primeira feira que temos aqui. Liguei para as minhas amigas e chamei todas aqui para a praça”, relata a moradora.

Com a Praça do Cecap, às quartas-feiras, a Feira do Produtor Rural chega a quatro locais de Araraquara. Os outros pontos, sempre das 16h às 20h, são a Praça Álvaro Taniguti, no Jardim Santa Clara, às segundas-feiras; o estacionamento da UPA do Valle Verde, às terças-feiras; e a Praça Scalamandré Sobrinho, em frente à Arena da Fonte Luminosa, às sextas-feiras.

Além de Damiano e Silvani, representantes de todas as instituições parceiras na Feira do Produtor Rural também estiveram presentes no evento.