Empresas juniores da Unesp prestam consultoria para empresas consolidadas no mercado

1

A Unesp de Araraquara conta com três empresas juniores que prestam consultoria para micro e pequenas empresas consolidadas no mercado: a Paulista Júnior, a Catálise Júnior e a Química Júnior. Um levantamento feito pelo Núcleo São Carlos, representante regional do movimento empresa júnior, apontou alguns desses casos de sucesso.

A Paulista Júnior, formada pelos alunos da Faculdade de Ciências e Letras, elaborou recentemente um plano de negócios para a primeira fábrica de açaí orgânico do Brasil, sediada na cidade de Uberaba (MG). Segundo o atual presidente da empresa júnior, Marco Antônio Corso, o sucesso do projeto se baseia principalmente na aproximação com professores. Além disso, mostrou que a Paulista Júnior tem confiança e credibilidade para fazer grandes projetos. “A empresa teve que organizar o quadro de participantes do projeto, juntando diversas pessoas de diversas áreas para a realização do plano comercial”, declarou.

A Catálise Júnior, formada por estudantes dos cursos de Farmácia e Engenharia de Bioprocessos, auxilia nas soluções de problemas que envolvem análises laboratoriais e trouxe como case a avaliação do potencial de produção de metano, a partir de vinhaça para uma usina da região.

Sua atual presidente, Karen Sanches, explica que o projeto é inédito para a Catálise Júnior e teve o tempo de duração entendido pela empresa contratante. “Os motivos que levaram a essa extensão do prazo final foram a compatibilidade de horário disponível para ter um responsável técnico auxiliando os membros durante a execução, o número de testes (atividade metanogênica, demanda química de oxigênio, demanda bioquímica de oxigênio e outros), além de alguns atrasos gerados pela entrega de amostras, reagentes e materiais comprados para o projeto, como kits”, descreveu ela, ressaltando que o cliente está gostando dos resultados. “Estamos muito orgulhosos quanto a entrega final”, completou.

A Química Junior, gerenciada pelos estudantes dos cursos de Engenharia Química e do curso de Química, trabalha com soluções ambientais e industriais e teve como destaque o projeto de Treinamento 5S, realizado para uma empresa de Araraquara.

Segundo a atual vice-presidente da empresa júnior, Larissa Carvalho, os maiores ganhos da parceria se deram com a troca de experiências com os funcionários da empresa, convívio com ambiente de trabalho, possibilidade de participar de reuniões com a liderança da empresa e também a possibilidade de facilitação do treinamento, que incluía lidar com pessoas mais inibidas e até resolução de conflitos. “Além disso, foi o primeiro projeto de grande porte da nossa júnior, o que, além de garantir nosso alto crescimento no ano, também abriu uma discussão a respeito da nossa carta de serviços”, avaliou.

Os interessados no trabalho de consultoria oferecido pelas empresas juniores podem entrar em contato pelos telefones: Paulista Júnior (16) 3334-6208,  Química Júnior (16) 3301-9808 e Catálise Júnior (16) 3301-5751.

 

Equipe da Química Jr.

 

Equipe da Paulista Jr.