Eleições eletrônicas para a Cipa terminam nesta sexta (1)

22

O período de eleições eletrônicas para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a Comissão Municipal de Combate ao Assédio e Discriminação (CMCAD) e o Comitê Municipal de Gestão Democrática (CMGD) termina nesta sexta-feira (1). Até meia-noite, os servidores municipais devem votar acessando o site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br).

A votação online foi adotada justamente para facilitar e estimular a participação do servidor, que pode escolher seus candidatos preferidos nas duas comissões e no comitê utilizando o computador de casa ou do local do trabalho ou mesmo o celular.

O período de eleições seria de 7 a 18 de outubro, mas teve que ser prorrogado por conta da baixa adesão dos servidores. Mesmo assim, de acordo com o presidente da Cipa, Ivo Carpini Martinez, nesta quinta-feira (31), véspera do encerramento das eleições, a participação continua baixa. Segundo ele, foram contabilizados quase 1.2 mil votos para a Cipa, pouco mais de 1.2 mil votos para a CMCAD e pouco mais de 1.2 mil para a CMGD.

“Para validar a eleição, precisamos de, pelo menos, 50% mais 1 do total de votos dos servidores. Se considerarmos que a Prefeitura possui 6.280 servidores, precisamos de, no mínimo,  3.141 votos para que a eleição seja validada conforme a  norma NR 5”, avalia Martinez, se referindo à norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que trata sobre a Cipa.

Neste processo, serão eleitos diretamente 20 membros para a Cipa, sendo 10 titulares e 10 suplentes. Mais 10 membros titulares e outros 10 suplentes serão indicados pela Administração, somando, no geral, 40 integrantes.

Para a Comissão Municipal de Combate ao Assédio e Discriminação serão eleitos 4 membros titulares e 4 suplentes. O mesmo número (4 titulares e 4 suplentes) será indicado pela Administração, além da indicação de mais um integrante pelo Sismar – Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região. No total, esta Comissão terá 17 membros.

Já para o Comitê Municipal de Gestão Democrática serão eleitos diretamente 39 membros de todos os setores da Prefeitura, incluindo o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara) e também o Sismar.

Lembrando que o site da Prefeitura é o www.araraquara.sp.gov.br e é possível votar acessando o link que expõe as três comissões, na página inicial.