Educação integral: um caminho para o protagonismo do aluno

46

Complementar a educação regular de modo que o aluno esteja integramente na escola, foi com esse objetivo que, há 25 anos, Araraquara aderiu ao projeto do Centro de Educação Complementar (Cec). Segundo a diretora Renata Alexandre, é nesse espaço que muitos conflitos e situações de vulnerabilidade são identificados e solucionados. “Quando você tem um contato mais frequente com o aluno, você abre possibilidades”, explica.

Nesse sentido, a vereadora Thainara Faria (PT) esteve na tarde da sexta-feira (4), no CEC Fundecitrus para conhecer o trabalho realizado na unidade. Localizado no Melhado, o centro de educação atende alunos do Jardim dos Oitis, Jardim Martinez, Iguatemi, Cecap, Cruzeiro do Sul e Victório de Santi. O trabalho é fruto de uma parceria entre Fundecitrus, que cede o local, e município, que é responsável pela realização das atividades a partir da contratação de professores, disponibilização de merendas e outros recursos.

No espaço, alunos do 1º ao 9º ano participam de oficinas de escrita, de auto cuidado, de embelezamento do espaço, de instrumentos, de artes visuais, bem como trabalho com hortaliças. Para a diretora Renata, um dos objetivos é caminhar para que o aluno seja o protagonista. “Isso me fascina no projeto. A gente não lida com fracasso, a gente lida com possibilidades. Desenvolvemos as capacidades dos alunos. Se ele não sabe ler, mas é capaz de contar histórias vamos valorizar a última parte e incentivar a leitura”, frisa.

Em relação às demandas, são poucas. Há lista de espera de crianças que desejam estudar no CEC e não tem ar-condicionado na sala dos computadores – o que não impede o exercício das atividades porém, deixa o equipamento em risco. “O ideal é que a gente consiga ampliar o número de Cecs. É um trabalho muito importante, que os nossos alunos merecem. Vamos propor melhorias para as unidades já existentes. Araraquara é referência em educação, mas ainda há pontos a serem melhorados, e o meu mandato está à disposição para trabalhar em melhorias na área”, explicita Thainara.