Edinho empossa novos integrantes do Conselho de Defesa do Meio Ambiente

50

Os novos integrantes do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) tomaram posse em solenidade na Prefeitura, na noite desta quinta-feira (3), com presença do prefeito Edinho.

Vinculado à Diretoria de Gestão Ambiental do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), o Comdema é um órgão de assessoramento consultivo e deliberativo em assuntos referentes à gestão ambiental em toda a área do Município. O grupo é composto por 31 titulares, sendo 13 representantes do poder público e 18 da sociedade civil. O mandato, não remunerado, é de dois anos.

“É um conselho que tem um papel muito importante e que cada vez é mais estratégico. É fundamental o desenvolvimento urbano de forma sustentável. Fazer a cidade crescer, ocupar espaços vazios, gerar emprego e riqueza, mas sem que nada disso provoque danos ao meio ambiente. E esse não é um desafio pequeno. Desejo um bom mandato aos integrantes do Comdema”, disse Edinho.

O superintendente do Daae, Donizete Simioni, destacou que o Comdema teve participação efetiva em diversas ações da autarquia nos últimos anos. “Realizamos a Conferência de Meio Ambiente, estruturamos nosso setor de fiscalização, estamos recuperando as nossas represas. Tudo isso com o apoio do Comdema”, afirmou.

A secretária de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná, desejou bom trabalho aos conselheiros. “Meio ambiente é um assunto importante para Araraquara, para o Brasil e para o planeta. E a Prefeitura abre esse espaço para vocês participarem. A gente quer essa gestão participativa. Contem com a gente”, destacou Amanda.

Para a presidente do Comdema, Ana Carolina Marcondelli, o Plano Municipal de Meio Ambiente aprovado em conferência deve orientar o trabalho do conselho. “Temos que aproveitar que o Município tem ótimas legislações e fazer com que elas sejam cumpridas. Fazer o nosso plano municipal valer, colocar em prática”, disse Ana Carolina.