Dia da Consciência Negra: Conversa de Botequim e Grupo Rá-Isis no esquenta para Jorge Aragão

54

Jorge Aragão é a atração principal do Dia da Consciência Negra em Araraquara, e essa grande festa também contará com a participação de artistas locais: Grupo Rá-Isis e Conversa de Botequim enaltecem ainda mais a festa desta quarta-feira, 20 de novembro. A programação gratuita é realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Secretaria de Planejamento e Participação Popular – e COMCEDIR (Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo).

A programação musical tem início às 15h na Praça do Daae, onde acontece um ato político-cultural e a concentração para a Marcha da Consciência Negra. É aqui neste evento que haverá a participação do Grupo Conversa de Botequim: o “Sarau com Conversa de Botequim”.

O show é fruto de um projeto de pesquisa e resgate do samba tradicional que o grupo realiza há 12 anos. São apresentadas canções de: Geraldo Pereira, Wilson Baptista, Mauro Duarte, Eduardo Gudin, João de Aquino, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Ismael Silva, Noel Rosa, Cyro de Souza, Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini, Cartola, João Nogueira, Candeia e Martinho da Vila.

Conversa de Botequim apresenta: Gustavo Rodrigues (pandeiro e voz), Rodrigo Pereira (violão 7 cordas), Rickinho Fidélis (percussionista) e Elói Brito (bandolim).

Depois, o show em referência ao Dia Municipal da Consciência Negra e dos Orixás tem início às 18 horas ao lado do Ginásio de Esportes Gigantão, com Grupo Rá-Isis, com o show Filhos de Orun, abrindo a apresentação de Jorge Aragão.

Grupo Rá-Isis conta em sua formação com: Fernando Fyaman, Lima e Allydi, além dos convidados especiais Khal Dias e Suê. A banda apresenta canções autorais gravadas e inéditas, que tratam sobre temas como afeto, empoderamento, cotidiano urbano, liberdade, e mostra o que tem sido produzido pelos artistas pretos de Araraquara.

A proposta do Grupo Rá-Isis é transmitir força e inspiração para que outros artistas afro brasileiros vejam que podem e devem ocupar espaços, na busca por justiça social, respeito às diferenças e reconhecimento, como legado ancestral de uma história negligenciada.

Neste projeto, Filhos de Orun, o grupo Rá-Isis conta também com versões covers de artistas renomados, que fazem parte da memória afetiva do povo brasileiro e se somam ao repertório, buscando a troca com o público. O repertório traz músicas autorais dos artistas do grupo, além de nomes como Beyoncé, Raça Negra e Ludmilla.

Jorge Aragão fecha a programação da noite, com show previsto para às 19 horas. O cantor chega comemorando seus bons e bem vividos 70 anos e traz canções como: “Eu e você sempre”, “Lucidez”, “Moleque Atrevido”, “Alvará”, “Malandro”, “Vou Festejar”, “Enredo do Meu Samba”, “Coisa de Pele”, “Terceira Pessoa”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, “Coisinha do Pai”, entre outras sempre presentes na memória afetiva dos brasileiros. Histórias de uma vida musical para contar. Nos setenta anos, esse “Moleque atrevido”, dá aos araraquarenses seu melhor presente.

Vale lembrar que a programação do Dia Municipal da Consciência Negra e dos Orixás, 20 de novembro, começa bem antes do show de Jorge Aragão e é totalmente gratuita. A quarta-feira (20) será iniciada com um Passeio Ciclístico, às 8 horas, com concentração e saída da Praça Scalamandré Sobrinho, em uma promoção do Colégio COC Araraquara.

A programação completa do Mês da Consciência Negra, que tem como tema “Resistir é preciso!”, segue com atividades até o início de dezembro e pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara.

SERVIÇO:

Dia da Consciência Negra em Araraquara

Data: 20 de novembro (quarta-feira)

  • Programação:

8h: Passeio Ciclístico

Local: concentração e saída da Praça Scalamandré Sobrinho (Rua Mauro Pinheiro, s/nº – Vila Ferroviária/ ao lado da Arena da Fonte)

15h: Ato político-cultural e concentração para a Marcha da Consciência Negra + “Sarau com Conversa de Botequim”

Local: Praça do Daae-Fonte Luminosa (Rua Domingos Barbieri, 100 – Vila Harmonia)

18h: Show Dia Municipal da Consciência Negra e dos Orixás com Grupo Rá-Isis e Jorge Aragão

Local: lateral externa do Gigantão – Av. João Molina Gil, s/nº – Fonte Luminosa

Programação gratuita