DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL EM ARARAQUARA AGORA É AGÊNCIA

Ribeirão Preto incorpora mais duas unidades da Receita Federal, que é Araraquara e São Carlos

488

Com a entrada em vigor da Portaria nº 284 de 27 de julho de 2020, o governo Bolsonaro, através do Secretário da Receita Federal, transformou a Delegacia da Receita Federal em Araraquara em Agência da Receita Federal, vinculada à Delegacia da Receita Federal de Ribeirão Preto. A servidora Evandra Leticia Garcia foi nomeada Agente da Receita Federal do Brasil em Araraquara.

Assim, Ribeirão Preto incorpora mais duas unidades da Receita Federal, que é Araraquara e São Carlos nas atividades de tecnologia, programação e logística de pessoal. Com isso houve, na prática, um rebaixamento do órgão da Receita Federal do Brasil em Araraquara.

Com a nova estrutura da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, os auditores e analistas passam a serem vinculados à Equipes de Fiscalização por espécies de tributos, coordenadas por Delegacias especializadas em todos os estados e país.

A Receita Federal vem, cada vez mais, fazendo uso da informática, cibernética e robótica e aplicando a inteligência artificial nas fiscalizações dos contribuintes. As fiscalizações tendem a ser selecionadas pelos portes dos contribuintes, suspeitas de sonegações, fraudes, inadimplências, etc..

A tendência na Receita Federal é caminhar para ser tudo virtual. Assim, cada vez mais os contribuintes resolverão seus problemas de malha fiscal, consultas sobre dúvidas nas aplicações das legislações, fale conosco, pela internet.

A Agência de Araraquara estará funcionando com uma estrutura mais enxuta para atender os contribuintes, principalmente as pessoas físicas, que não conseguirem resolver seus problemas pela internet.