Curtas de sexta-feira – 14 de junho

41

Cartório eleitoral abrirá neste sábado (15)
Falta pouco mais de seis meses para terminar o prazo do cadastro biométrico obrigatório na cidade e, até o momento, apenas 47% do eleitorado local fizeram o procedimento junto à Justiça Eleitoral. E para alcançar os 166 mil eleitores locais, o posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Shopping Jaraguá, estará aberto ao público neste sábado (15), das 10h às 15h.
Aberto há três meses, o posto de atendimento do TRE no Shopping Jaraguá está atendendo em torno de 80 pessoas por dia – número maior do que nos dois primeiros meses de atendimento, mas menor do que o ideal para atingir todo o eleitorado até o prazo definido pela Justiça Eleitoral, 19 de dezembro. Além de eleitores de Araraquara, o posto de atendimento do Shopping Jaraguá atende ainda eleitores de Araraquara, Nova Europa e Gavião Peixoto façam o cadastramento biométrico.
O cadastramento biométrico para eleitores é obrigatório e proporciona mais segurança para o eleitor no momento do voto. A não realização do cadastro biométrico implica em alguns transtornos como a suspensão do pagamento da aposentadoria de beneficiários do INSS, retenção do salário do servidor público, cancelamento do CPF, impossibilidade de obter alguns documentos – como passaporte – ou assumir cargos públicos.
Para o cadastramento biométrico obrigatório, os eleitores devem apresentar um documento com foto, comprovante de endereço atualizado e título de eleitor (se houver).

Secretaria da Saúde presta contas do 1º quadrimestre
Em Audiência Pública realizada na noite dessa quarta-feira (12), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, apresentou os números do 1º quadrimestre da pasta.
Conforme demonstrou a secretária, nos Centros Municipais de Saúde, houve 160.966 procedimentos, sendo 89.706 de médicos clínicos. Na Estratégia de Saúde da Família (ESF), que conta com 31 equipes, foram 86.137 procedimentos, sendo 41.127 de técnicos de enfermagem. Além disso, foram realizadas 28.829 visitas domiciliares e 2.484 atividades nas academias de saúde.
Na Atenção Básica, foram 40.908 procedimentos odontológicos, enquanto no Centro de Especialidades Odontológicas realizaram-se 9.530 e na Upa Central, 5.001, totalizando 57.802. A Secretaria entregou, ainda, 125 próteses dentárias. As UPAs realizaram um total de 562.642 atendimentos, sendo 207.573 na Central, 154.134 na Vila Xavier e 200.935 no Valle Verde. Já a Gerência do Serviço de Atendimento Médico de Urgência recebeu 36.452 chamadas e realizou 14.587 atendimentos pré-hospitalares, entre outros serviços prestados.
Eliana também apresentou dados da Gerência de Vigilância Epidemiológica. A Vigilância da Dengue teve 10.761 casos notificados e investigados, sendo 9.323 confirmados.

Oficina das Meninas conquista R$ 100 mil
Durante a Sessão Ordinária de terça-feira (11), foi aprovada a abertura de um crédito no valor de R$ 100 mil para atender despesas com a estruturação da Rede de Serviços de Proteção Social Básica, por meio da aquisição de bens a serem destinado à entidade Centro Cultural e Assistencial “Oficina das Meninas”. O valor, aprovado por unanimidade pela Casa de Leis, foi solicitado ao deputado federal Baleia Rossi (MDB) pelo vereador Gerson da Farmácia (MDB).
Há mais de 15 anos desenvolvendo um trabalho direcionado a meninas e adolescentes de 6 a 17 anos, priorizando famílias de baixa renda que têm mulheres como chefes de família, a Oficina das Meninas realiza atividades em períodos do contraturno escolar, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.