Corpo de Bombeiros realiza simulação de acidente de trânsito no Parque Infantil

28

José Augusto Chrispim

Uma simulação de acidente de trânsito chamou a atenção de quem passou pelo Parque Infantil na manhã da sexta-feira (20). A ação integrada entre o Corpo de Bombeiros, SAMU, CPFL, Guarda Civil Municipal, Concessionária Triângulo do Sol e Secretaria Municipal de Trânsito, fechou a Semana Nacional de Trânsito em Araraquara.

A Semana Nacional de Trânsito que acontece no Brasil de 18 a 25 de setembro, através de uma iniciativa, coordenada pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem como objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem o trânsito em um ambiente seguro.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a semana é celebrada com ações integradas entre a sociedade e o poder público. O tema de 2019, “No trânsito, dê sentido à vida”, segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros.

A Semana Nacional do Trânsito também faz parte da estratégia educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determinada pela Resolução nº 771/2019, que vai durar até 2020.

Trabalho integrado
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Araraquara, o capitão PM Fernando Roberto, o simulado de acidente com vítimas presas nas ferragens, realizado no Parque Infantil, serviu para o acompanhamento do trabalho integrado de equipes do SAMU, Bombeiros, CPFL, Guarda Municipal, Triângulo do Sol, onde todos se interagiram para a realização do trabalho de forma segura. “O simulado, que encerrou a Semana Nacional de Trânsito, serviu além da integração com os órgãos de atendimento a emergências, também para realizarmos uma ação de educação pública orientando a população sobre a forma segura de deslocamento no trânsito”, relatou à reportagem de O Imparcial o capitão PM Fernando.