Conferência Municipal abre 3ª edição da Semana de Conscientização da Alimentação Saudável

51

Com o tema “Avaliar e resistir para garantir a soberania e a segurança alimentar e nutricional – com democracia e participação popular”, foi realizada, na terça-feira (15), a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Desenvolvimento Rural Sustentável na Escola Técnica “Profª Anna de Oliveira Ferraz”. O evento abre a 3ª edição da Semana de Conscientização da Alimentação Saudável, instituída no município por lei do vereador Roger Mendes (Progressistas). A programação segue até o dia 18 de outubro com diversas atividades.

“Ter uma alimentação saudável é sinônimo de qualidade de vida e, assim, teremos menos pessoas doentes. Este é o objetivo principal da Semana”, pontuou Mendes no evento de abertura. O parlamentar ainda destacou a relevância da Conferência no momento atual, “em que temos visto tantos retrocessos nas políticas sociais”.

O presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Paulo Sérgio Aparecido Vianna, falou sobre a importância da participação da sociedade civil na formulação e no acompanhamento das políticas públicas. “O que nos une hoje é o compromisso social, e o Conselho é a peça principal desse sistema de controle social”, disse.

Para o coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazeta, é um orgulho ver que, graças a ações afirmativas custeadas com recursos próprios, Araraquara tem conseguido aprimorar políticas públicas e, de forma democrática, enfrentar a situação da fome.

Na opinião do prefeito Edinho Silva (PT), o combate à fome é uma opção política. “A fome é a face mais perversa da exclusão social. Por isso, o acesso à alimentação é o primeiro passo para a construção de uma sociedade justa e desenvolvida”, afirmou. Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou que pretende implantar ainda neste ano na cidade o projeto Hortas Urbanas. A ideia é utilizar áreas livres para o cultivo de hortas organizadas, geridas pela própria comunidade que, futuramente, poderiam comercializar os produtos por meio de cooperativas.

De acordo com a Prefeitura, em setembro, a Coordenadoria de Segurança Alimentar e a Coordenadoria de Agricultura realizaram uma série de encontros preparatórios em várias regiões da cidade, além dos assentamentos rurais do município, que reuniram cerca de 200 participantes.

Participaram da solenidade os vereadores Edio Lopes e Toninho do Mel, ambos do PT; o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas); a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; a coordenadora de Agricultura, Silvani Silva; a deputada estadual Márcia Lia (PT); e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, José Aparecido de Souza.

Palestras

 A Conferência ainda contou com palestras da nutricionista e professora Patrícia Jaime e do médico infectologista e deputado federal Alexandre Padilha (PT). A primeira abordou o tema “Alimentação Saudável e Sustentabilidade”, alertando para a necessidade de se mudar a situação alimentar, onde há predomínio do consumo de alimentos ultraprocessados, em busca de nutrição, saúde, sustentabilidade e justiça social. Padilha também chamou atenção para a questão de rever os padrões alimentares atuais.

 

Programação da Semana de Alimentação Saudável

16 de outubro (quarta-feira) – “Dia Mundial da Alimentação”

8h e 10h – Palestra “Guia Alimentar para a População Brasileira”

USF “Luís Alberto Marin Junior” (Avenida Nossa Senhora Aparecida, nº 777 – Jardim Pinheiros)

9h – Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas – Aprender Brincando

CERs “Jacomina Felipe Sambiase”, “Maria da Glória F. Simões” e “Zilda Martins Pierre”

 

17 de outubro (quinta-feira)

9h – Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas – Aprender Brincando

CERs “Álvaro Waldemar Colino”, “Ângelo Lorenzetti” e “Eudóxia Pinto Ferraz”

14h – Roda de Conversa “Alimentação Saudável para Gestantes e Puérperas”

Maternidade Gota de Leite (Rua Carlos Gomes, nº 1610 – Centro)

19h – Roda de Conversa “Veganismo e Aproveitamento Integral de Vegetais”

Centro de Referência Afro (Avenida Feijó, nº 207 – Centro)

 

18 de outubro (sexta-feira)

8h – Oficina Culinária – Panificação

Cozinha Escola Comunitária – RP1 (Rua Nove de Julho, nº 3267 – Santa Angelina)

9h – Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas – Aprender Brincando

CERs “Maria Pradeli Malara”, “Dona Cotinha de Barros” e “Honorina Comelli Lia”

17h – Celebração da Vida – Pastoral da Criança

Atividades de acompanhamento nutricional

Igreja Santa Madre Paulina (Avenida Ângelo Vissali, nº 514, Jardim Adalberto Roxo 2)

Informações: Coordenadoria de Segurança Alimentar. Telefone: (16) 3301-6161.

 

Sesc Araraquara:

19 de outubro (sábado) – 10h às 12h

Bate-papo “Cozinha Afetiva”, com o chef Luca Laurini

 

24 de outubro (quinta-feira) – 19h às 21h

Oficina “Sorvetes Naturais – Sabor e Saúde”, com a nutricionista Jane Glebia

Inscrições e informações no Sesc (Rua Castro Alves, nº 1315 – Quitandinha)