Centro Nossa Senhora das Mercês acolhe mais de 140 crianças em situação de vulnerabilidade social

56

Se a rua, a escola ou até mesmo a família às vezes excluem, o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente “Nossa Senhora das Mercês”, no Jardim São Rafael, acolhe. São 148 crianças, de 6 a 15 anos, que todos os dias se desviam da violência e das drogas, presentes na sua realidade, para chegar à instituição, onde participam de oficinas de culinária, costura, informática, dança, teatro e esporte no período do contraturno escolar. Na quinta-feira (7), o vereador Paulo Landim (PT) esteve no local conhecendo as instalações e o trabalho desenvolvido pelas Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição.

À frente da entidade está a freira Aparecida dos Santos, a Irmã Cida. Para ela, as atividades desenvolvidas são meios para a construção de um espaço de convivência e partilha. “Nosso esforço é pela inclusão, porque eles já são vítimas da exclusão”, enfatiza. Na busca por quebras de paradigma, ela insiste no diálogo como ferramenta democrática para a solução de conflitos e reitera: “Aqui não temos o objetivo de profissionalização. Nossos projetos são construídos para estimulá-los a serem protagonistas da sua história. Nós oferecemos bagagens para que eles possam fazer escolhas.”

Acreditar nos sonhos foi a mensagem deixada pelo parlamentar às meninas que aprendiam, na prática, a fazer balas de coco. “Tenham objetivos, persistam e nunca deixem de estudar por mais difícil que seja. A gente que é pobre vai marcar nossa vida estudando”, frisou. Elen Lima de Farias, de 13 anos, concorda: “Meu sonho é ser modelo ou jogadora de futebol e vou tentar até conseguir.”

O Centro oferece café da manhã, lanche e almoço para a turma matutina. Quem vem à tarde, almoça e lancha. E todos participam das atividades oferecidas pela equipe de educadores. A própria instituição conta com 12 profissionais e outros são cedidos pela Prefeitura, sem contar os voluntários. Qualidade reconhecida pela comunidade. “A procura por vagas é grande. Vamos terminar o ano com 50 pessoas na fila de espera”, cita Irmã Cida.

Além do bairro Jardim São Rafael, a região atendida abrange as comunidades do Jardim Indaiá, Selmi Dei, Jardim dos Oitis, Jardim Veneza, Jardim Boa Vista, Vila Galli, Jardim do Valle, Valle Verde e Parque Residencial Laura Molina.

Campanha de Natal

 Aproximadamente 100 crianças atendidas pelo Centro de Convivência da Criança e do Adolescente “Nossa Senhora das Mercês” escreveram suas cartinhas com pedidos de presente para o Natal. Quem quiser apadrinhá-las deve entrar em contato com a Irmã Cida pelo WhatsApp (16) 99628-0290 para receber a carta. A entrega do presente será feita na própria instituição, no dia 6 de dezembro, às 10h e às 15h, preferencialmente com a presença dos padrinhos. O endereço é Avenida Dionísio Telarolli, nº 1.030.