Centro da Juventude realiza ciclo de palestras sobre bullying nas escolas

37

O Centro da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”, em parceria com a Assessoria de Políticas para a Juventude, promove nos dias 4, 5 e 6 de setembro, a partir das 14 horas, o ciclo de palestras “Bullying e Discriminação na Escola: Desdobramentos a partir da animação X-Men Evolution”.

O ciclo, que será ministrado pelo psicólogo Marco Aurélio de Carvalho, utilizará a animação sobre os super-heróis da Marvel Comics, os X-Men, que é bem conhecida entre os jovens, para tratar de questões problemáticas e muito presente nas escolas. Essa versão Evolution reimagina os personagens como jovens, em sua maioria,  adolescentes.

Fábio Modé, um dos organizadores do evento e psicólogo do Centro da Juventude, explica como a imagem dos mutantes, que são personagens da animação X-Men, pode ajudar no entendiment  da discriminação.

“A ideia é trazer essa alegoria dos mutantes, usando a animação do X-Men Evolution, porque se trata de minoria. O psicólogo vai abordar essa questão, que está vinculada à discriminação e ao bullying, de uma forma mais interativa e dinâmica”, adianta Modé.

Segundo levantamento divulgado recentemente pela Organização das Nações Unidas (ONU), 43% dos jovens e adolescentes brasileiros confessaram que já sofreram bullying na escola pelas mais diferentes razões, pela aparência física, orientação sexual, etnia ou xenofobia.

O Centro da Juventude é uma unidade pública da Proteção Social Básica que oferece serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes e jovens entre 12 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. Tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, bem como a contribuição para o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Serviço
Ciclo de Palestras – Bullying e Discriminação na Escola: Desdobramentos a partir da animação X-Men Evolution.
Dias 4, 5 e 6 de setembro – 14 horas.

Local: Centro da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”.
Av. Domingos de Paula, 395, Jardim Pinheiros

Entrada gratuita