Cantora, compositora e deputada Leci Brandão recebe título de Cidadã Araraquarense

3

O prefeito Edinho participou da sessão solene de entrega do título de Cidadã Araraquarense à cantora, compositora e deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), na Câmara Municipal, na noite de quinta-feira (19). A homenagem foi indicada pelo vereador Edson Hel (PPS) e aprovada pela Câmara.

Leci Brandão, de 75 anos de idade, é uma das mais importantes intérpretes de samba da Música Popular Brasileira, com 44 anos de carreira.

“Araraquara, que a recebeu com muito carinho inúmeras vezes, é muito grata a tudo o que Leci Brandão nos proporcionou. Por isso, ela se torna cidadã araraquarense com mérito e muita justiça”, disse o prefeito, que ainda recordou sua trajetória com Leci Brandão.

“Tenho com a Leci uma relação antiga de muita amizade e parceria. Não se entende a cultura brasileira se não passar pela Leci Brandão, pela tamanha dedicação dela ao samba e à cultura popular. Seu canto traduz a dor e a realidade de um povo, o sonho pela igualdade de direitos. E, como parlamentar, ela defende os direitos das minorias políticas e combate o preconceito”, afirmou Edinho.

O presidente da Câmara Municipal, Tenente Santana (MDB), disse que Leci tem “uma história humilde, simples, como a história de nós araraquarenses”. “A Leci demonstra carinho por Araraquara há muito tempo. Não é de hoje. Você é muito bem-vinda como cidadã araraquarense. Parabéns”, destacou.

O autor da homenagem, Edson Hel, citou colaborações de Leci Brandão para Araraquara e relatou um episódio em que visitou a Assembleia Legislativa e foi recebido pela deputada com muito carinho. “Deus coloca a gente nos lugares certos. Leci, obrigado de coração por ter aceitado a homenagem. Toda cidade deveria dar um título a você.”

A deputada estadual Márcia Lia (PT) contou sobre seu convívio com Leci na Assembleia Legislativa de São Paulo. “Nossas lutas se cruzam em muitos momentos. Tenho muito orgulho de compartilhar tanta coisa com você. A Leci está dentro dos nossos corações”, disse Márcia.

O presidente do Baile do Carmo, Daniel Filho, o Costa, também ressaltou sua amizade com a homenageada. “Leci, você é de Araraquara, é nossa. Uma amiga guerreira”, destacou.

Por fim, Leci Brandão agradeceu a todos pela homenagem, relembrou sua trajetória e cantou o refrão do Hino de Araraquara. “Araraquara foi uma das primeiras cidades que me convidaram para cantar e tem uma história muito forte na minha vida. Muito obrigado. Esta placa ficará em local especial em meu gabinete”, afirmou Leci.

Também estiveram na sessão os vereadores Thainara Faria (PT) e Roger Mendes (Progressistas); o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa de Andrade, entre outros representantes da Prefeitura; a coordenadora de Políticas para Mulheres e presidente do Conselho de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir), Rita de Cássia Ferreira; a vice-presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo, Alessandra Laurindo; entre outras autoridades e lideranças.

Biografia
Nascida no Rio de Janeiro, em 12 de setembro de 1944, Leci Brandão começou sua carreira musical no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro.

Ao longo da carreira, Leci gravou 25 álbuns, entre eles três compactos e 2 DVDs. Pelo álbum ‘Simples Assim — Leci Brandão’, de 2017,  Leci foi premiada na categoria “Melhor Cantora de Samba” pelo 29° Prêmio da Música Brasileira, em 2018.

A cantora e compositora também foi comentarista dos desfiles das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo, pela TV Globo. Além disso, é madrinha da escola Acadêmicos do Tatuapé, bicampeã do Carnaval de São Paulo (agremiação que ela acompanha desde 2012, quando foi tema do enredo da escola).

Já a vida política de Leci Brandão começou em 2004, quando se tornou Conselheira da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Em fevereiro de 2010, Leci se filiou ao PCdoB e se candidatou ao cargo de deputada estadual por São Paulo, tendo sido eleita, reeleita em 2014 e novamente reeleita em 2018.

Como parlamentar, Leci Brandão se dedica à promoção da igualdade racial, das populações indígenas e quilombolas, de religiões de matriz africana, além da educação, da cultura popular brasileira, da juventude, das mulheres e do segmento LGBT.