Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – 31 de julho de 2020

Será realizado amanhã, dia 1º de agosto, mais um drive-thru da solidariedade, tendo como ponto de encontro a Casa dos Conselhos

30

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 31 de julho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê aguarda uma posição do Governo do Estado de São Paulo que, logo mais, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, poderá se posicionar em relação à transição de fases dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) no Plano São Paulo, medida estabelecida pela gestão estadual para orientar a flexibilização econômica nos municípios paulistas.

Os estudos sobre o avanço da doença, análises da capacidade de leitos hospitalares e da taxa de letalidade que são realizados diariamente para direcionar as ações de enfrentamento do Coronavírus deverão estar na pauta da reunião do Conselho Municipalista, marcada para esta tarde, por videoconferência.

Participam da reunião do Conselho Municipalista, prefeitos de todo o Estado, autoridades da Saúde e representantes do Governo de São Paulo.

REDE DE SOLIDARIEDADE

Será realizado amanhã, dia 1º de agosto, mais um drive-thru da solidariedade, tendo como ponto de encontro a Casa dos Conselhos, na região central da cidade.

Em parceria com a agência Enactus da Unesp Araraquara e apoio da Prefeitura, a campanha terá como foco principal a arrecadação de produtos de higiene pessoal e de limpeza,  direcionada a mulheres do Jardim São Rafael em situação de vulnerabilidade.

Será das 9h às 13h, na Avenida Portugal, número 583, entre as ruas 4 e 5.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou mais 53 casos de Coronavírus nesta sexta-feira. Portanto, agora, são 1.884 casos confirmados da doença na cidade.  Do total de confirmados, 259 permanecem em quarentena e 1.606 já saíram. Aguardam resultado de exames 249 amostras.

Hoje, 51 pacientes estão internados. Destes, 36 estão em enfermaria – 11 suspeitos e 25 casos confirmados. E 15 pacientes estão internados em UTI – 4 suspeitos e 11 confirmados. Do total de 51 internados, 40 são moradores de Araraquara e 11 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 40% e de leitos de UTI é de 27%.

Foram notificados, até o momento, 19 óbitos decorrentes de Coronavírus e 1 óbito suspeito, que aguarda o resultado do exame.

Os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.