Beneficiários do Bolsa Cidadania participam de palestras sobre saúde

50

Lançado pelo prefeito Edinho no dia 12 de setembro, o Programa Bolsa Cidadania cumpriu nessa quinta-feira (26), no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, uma pauta sobre orientações de saúde aos 145 primeiros beneficiários contemplados pela Prefeitura.

 Na abertura das palestras, a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, destacou as ações realizadas na rede municipal para ampliar a qualidade dos serviços oferecidos nos bairros mais distantes do centro e integradas ao programa Territórios em Rede, nas regiões de maior vulnerabilidade social. Inclusive, com o programa “Saúde em Casa”, que entrega medicamentos de uso contínuo nas residências cadastradas.

 Na sequência do evento, houve palestras sobre vacinação, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), doenças infecciosas por vetores e planejamento familiar.

 Para o coordenador municipal da Atenção Especializada da Saúde, Edison Rodrigues Filho, a acolhida aos integrantes do Bolsa Cidadania é o primeiro passo de uma série de ações. “Tivemos uma manhã produtiva para todos, com orientações básicas, e agora os beneficiários irão buscar na rede municipal os serviços de acordo com as necessidades da família”, disse Edison.

 Mãe de cinco filhos e avó de oito netos, a viúva e beneficiária do Bolsa Cidadania, Rosalina Silva Domingues, de 61 anos, disse que passará informações para a família. “Eu conheci várias coisas sobre planejamento familiar e vou orientar melhor minhas filhas. Também pretendo aprender Informática, usar melhor o celular e investir em serviços de jardinagens, pois tenho experiência na área”, relatou otimista.

 Cursos

De acordo com a coordenadora executiva de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, os beneficiários terão cursos com o Senac, a partir do dia 14 de outubro.

 Antes, o pessoal irá participar de palestra com foco nos Direitos Humanos, organizada pela Secretaria Municipal da Educação, na próxima quinta-feira (3), às 8h, na Biblioteca Municipal. E também uma atividade esportiva no Ginásio Guilherme Fragoso Ferrão, o ginásio da pista, no dia 14 de outubro, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.