Banco Municipal de Alimentos completa 12 anos

73

Trinta e seis novos integrantes tomam posse nesta segunda-feira (22) no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan), instituído pela Lei Municipal 8.973, de 11 de maio de 2017, em Araraquara. A informação é do Coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional, Marcelo Mazeta em entrevista ao vivo para o programa Canal Direto com a Prefeitura, realizada nesta quinta-feira, dia 18 de julho.

Segundo ele, a cerimônia de posse dos conselheiros, que não recebem qualquer tipo de pagamento, remuneração, vantagens ou benefícios pelas atividades exercidas, será liderada pelo prefeito Edinho, às 15h, na Coordenadoria de Segurança Alimentar, na Vila Xavier.

Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o Comsan, que possui 24 integrantes da sociedade civil e 12 do poder público, objetiva contribuir para a concretização do direito humano fundamental à alimentação e à segurança alimentar e nutricional. “O Conselho tem como uma série de atribuições, como propor, acompanhar e fiscalizar as ações do governo municipal nas áreas de segurança alimentar e nutricional”.

Na mesma solenidade desta segunda-feira, serão comemorados os 12 anos de fundação do Banco Municipal de Alimentos de Araraquara, órgão vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

De acordo com Mazeta, uma das funções dessa instituição é captar alimentos junto à iniciativa privada. Os produtos triados são entregues a entidades socioassistenciais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade econômica e moradores de rua no município.

O Banco de Alimentos também ajuda a fomentar o Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (PMAIS) de incentivo à agricultura familiar e rural que, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Agricultura, da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, atende a 500 famílias carentes da cidade, através dos CRAs (Centros de Referência da Assistência Social).