Araraquara recebe Semana do Jovem Empreendedor 2019

25

Com uma proposta diferente dos anos anteriores, a III Semana do Jovem Empreendedor acontece entre os dias 7 e 10 de outubro. Nesta edição, o projeto levará conhecimento prático de possíveis ações empreendedoras às comunidades de bairros vulneráveis, principalmente aos jovens, propiciando oportunidades de conhecerem e poderem aplicar modelos de geração de renda e sustentabilidade financeira em suas famílias e rotinas.

O projeto, fruto da Lei nº 8.881, de 13 de fevereiro de 2017, de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB), será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio do Centro de Referência de Assistência Social “Benedito Ruffino de Moura” – CRAS Yolanda Ópice, levando quatro oficinas, didáticas e de incentivo ao empreendedorismo, durante a segunda semana do mês de outubro.

As oficinas serão abertas à comunidade, porém o objetivo é atingir jovens de ambos os sexos, com idade entre 15 e 25 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que podem ingressar no empreendedorismo juvenil.

Para o vereador, a proposta é essencial. “Dando a oportunidade de aprender e conhecer melhor as opções de empreendedorismo juvenil, acreditamos que os participantes poderão ser veículos de transformações em suas famílias e em suas comunidades, tanto de dignidade quanto financeira”, finaliza Angeli.

Confira as atividades previstas:

 7 de outubro – Oficina de bombons gourmet de baixo custo – ministrada pela confeiteira Daniele Basso: como confeccionar bombons gourmet utilizando ingredientes e ferramentas de baixo custo e maximizando o lucro sobre o doce. Os participantes farão alguns bombons utilizando um micro-ondas e a geladeira.

9 de outubro – Oficina de Patchwork de feltro – ministrada pela artesã Cristina Maria, da Casa da Cultura: os patchworks são artesanatos de baixo custo e podem ser utilizados para diversos fins. O material é produzido a partir da criatividade do artesão e tem valor agregado após sua construção.

10 de outubro – Oficina de YouTuber – ministrada pela YouTuber e digital influencer Nicole Maria: como começar com conteúdo no YouTube, as principais características da rede e melhores práticas para se tornar um YouTuber com rentabilidade na plataforma. Os participantes poderão tirar suas dúvidas e montar um projeto de canal.

10 de outubro – Oficina de personalização de roupas com corte e costura – ministrada pela YouTuber e digital influencer Nicole Maria: por meio de personalização simples de roupas usadas e de brechós, os participantes poderão entender como valorizar as peças e reutilizá-las para uso próprio ou venda.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas diretamente no CRAS do Yolanda Ópice, presencialmente ou pelo telefone 3322-0728, com vagas limitadas.

O CRAS fica na Av. Dr. Waldomiro Blundi, 138, no Yolanda Ópice.