Araraquara recebe Circuito de Debates

56

Na última quarta-feira (9), teve início no Sesc Araraquara o ciclo de debates “O que está acontecendo com a Política no Brasil?”, uma realização conjunta entre o Laboratório de Política e Governo da UNESP, a Secretaria Municipal de Educação e o Sesc Araraquara. Na ocasião de abertura, o Prof. Dr. Milton Lahuerta – Coordenador do Laboratório de Política e Governo da UNESP deu início aos bate-papos, também com o Prof.Ms. Carlos Eduardo Tauil – Laboratório de Política e Governo da UNESP; e o Prof. Ms. Thiago Mazucato – Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas – FUNEPE/SP.

Estes encontros buscam promover o diálogo e estimular a reflexão sobre temas como democracia, autoritarismo, movimentos identitários, religião, intolerância, entre outros. Acontecem no Teatro do Sesc Araraquara, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, com entrada gratuita e sem retirada de ingressos.

Nesta quarta-feira (16), o encontro fala sobre “As instituições de representação e os movimentos da sociedade no Brasil”. Crise da política, da democracia e de representação: o que nos trouxe a este cenário? Para entender este momento é preciso reconhecer a importância das instituições e refletir sobre as diferentes formas de atuação política, como os Partidos Políticos, Sindicatos e Poderes do Estado; além dos recentes movimentos sociais, como MBL, Anounymos, Vem Pra Rua, Acredito!. Este debate será conduzido pela Profa. Ms. Maíra Lopes – Pesquisadora do Laboratório de Política e Governo da UNESP; Prof.Ms. Bruno Silva – Pesquisador Laboratório de Política e Governo da UNESP e Profa. Dra. Kátia Baptista – Pesquisadora do Laboratório de Política e Governo da UNESP.

Dia 23 é a vez de falar sobre “Movimentos identitários, religião e democracia brasileira”. Os movimentos feministas, negros, LGBTQIA+, ambientalistas, e outros, estão fortalecendo a reivindicação de seus direitos ao mesmo tempo em que se percebe um aumento da religiosidade ligada à discursos políticos. Diante disso, a Profa. Dra. Alessandra Nascimento – Laboratório de Política e Governo da UNESP; o Prof. Dr. Gabriel Burnatelli – do Instituto Federal de São Paulo e a Profa. Dra. Ana Paula Silva – Pesquisadora no Laboratório de Política e Governo da UNESP buscam responder a pergunta: como conciliar questões individuais/particulares com necessidades coletivas/universais?

O encerramento se dá na quarta-feira (30), quando o Prof. Dr. Milton Lahuerta retorna à mesa para discutir “Redes sociais e intolerância política: como pensar o mundo daqui para frente?” Este encontro falará sobre as grandes transformações que o mundo vem sofrendo (Revolução Produtiva e Tecnológica), e como isso tem nos fragilizado enquanto sociedade, apontando a necessidade de se valorizar cada vez mais a tolerância, o respeito e o reconhecimento do outro como valores importantes para vivermos juntos.