Alunos da EMD estreiam “O Boi errante pelos Brasis”

30

Nos dias 12 e 13 de novembro (terça e quarta-feira) a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) celebra o lançamento de mais um espetáculo de seus alunos: é o “O Boi errante pelos Brasis”, apresentado na própria escola, às 20 horas.

Alunos de 1º e 2º ano são o centro das atenções em “O Boi errante pelos Brasis”, mas o espetáculo também conta com participações do 6º ano e de alguns convidados especiais, como os artistas do Núcleo de Formados, Ari Tchélio e Mirelle Ferreira. O espetáculo é destinado a todos os públicos.

De acordo com o coordenador técnico da EMD, o bailarino Carlos Fonseca que dirige o espetáculo, “O Boi errante pelos Brasis” é uma grande viagem pela cultura popular brasileira a partir de um dos seus elementos mais fortes: o boi. Muitos Estados foram formados e muitos contatos estabelecidos pelas travessias dos bois através dos vários biomas, se mesclando aos aspectos físicos e culturais de cada local e de cada povo.

Vaqueiros, maracatus, folia de reis, congadas, Bumba meu boi de Parintins e os diversos bois que são brincados de Norte a Sul compõe um cenário de festa e experiência. As andanças dos personagens Ninha e Boizinho revelam temperos e sotaques diversos do Brasil e expõe também o que nos une e nos identifica.

“O Boi errante pelos Brasis” aborda as raízes brasileiras a fim de ativar a consciência de quem somos e de onde viemos, oportunizando asas para se ver além e criar o novo, pois o tempo não para! Assim, o espetáculo aborda a ancestralidade e a continuidade das tradições em uma atmosfera delicada e divertida.

“Conhecer e reconhecer a importância das manifestações artísticas do povo brasileiro é um caminho gracioso para refletir sobre quem é e como é a Arte Brasileira. Indígenas, afro e euro descendentes vivenciando experiências estéticas inseridas em seu cotidiano de fé, trabalho e família. Acessando também um outro lugar de encanto e brincadeira”, apontam as professoras Georgia Palomino e Rosana Silva, responsáveis pela concepção do espetáculo que foi construído de forma coletiva.

Os ingressos têm o valor de R$ 5,00 e estão disponíveis na secretaria da escola. A EMD está localizada na Av. Vicente Jerônimo Freire, 22, na Vila Xavier.

 

SERVIÇO:

Estreia do espetáculo “O Boi errante pelos Brasis”

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 – Vila Xavier)

Datas: 12 e 13 de novembro (terça e quarta-feira)

Horário: 20 horas

 

Ingressos: R$ 5,00 – disponíveis na secretaria da EMD