Toninho do Mel: Mandato popular e transparente

102

José Augusto Chrispim

 

O Jornal O Imparcial ouviu esta semana o vereador Toninho do Mel (PT), que ressaltou o viés popular de seu mandato. O petista, que já ocupou uma cadeira do Legislativo como suplente em 2015, quando substituiu a companheira de partido, a vereadora Gabriela Palombo, foi eleito nas últimas eleições para seu primeiro mandato com 1.894 votos, sendo o segundo mais votado.

Antonio Tomaz Fernandes, ou Toninho do Mel como é mais conhecido, define seu trabalho na Câmara Municipal como o ‘mandato do povo’. “Faço um trabalho constante em todos os bairros da cidade e junto da população, pois é ela que manda em mim, é para ela que eu trabalho. Nesses quase três anos de mandato eu já fiz 710 indicações, 50 requerimentos e 13 Projetos de Lei buscando sempre atender as demandas da população e valorizar os profissionais de várias classes trabalhadoras como a dos vigilantes, dos pedagogos, das obstetras, entre outras, que estão incluídas em meus projetos”, destacou Toninho.

 

Olho no olho

O vereador acredita que o político tem que estar onde a população precisa, não fechado no gabinete da Câmara Municipal. Por isso, uma vez por semana ele visita o Terminal Urbano de Integração para ouvir as necessidades das quase 4 mil pessoas que passam pelo local todas as manhãs. “Todas as terças-feiras eu vou ao terminal pela manhã, e lá eu converso com os trabalhadores, com as trabalhadoras, com os estudantes, enfim, com todas as pessoas que passam pelas plataformas de embarque vindas de todas as regiões da cidade e escuto as críticas, as sugestões e, principalmente, as necessidades dos bairros para que a gente possa tentar ajudar a resolvê-las, através de indicações que fazemos junto às secretarias municipais. Eu acredito que, para o povo, é uma grande conquista ter um representante do Legislativo indo até eles para ouvir as suas demandas. Outro lugar que eu frequento todas as semanas também é o restaurante popular da Vila Xavier, onde eu desenvolvo o mesmo trabalho com a população”, relatou.

 

Mandato popular

“Esses quase três anos de mandato estão sendo um aprendizado muito interessante para mim. Foi uma novidade muito boa para a população da região do Parque São Paulo ter um representante da Câmara. Hoje, além de representar o bairro onde sempre morei e que é a minha base eleitoral, eu legislo para toda a cidade. Esse é o jeito de o Partido dos Trabalhadores governar, sempre primando por um mandato popular atendendo as pessoas mais necessitadas. Em meu gabinete eu conto com a minha equipe para me auxiliar nos atendimentos das pessoas que nos procuram todos os dias, além disso, visito empresas e procuro estar sempre atento às necessidades de todos. Eu me sinto honrado de ser um vereador que saiu da periferia e, hoje, está dando o resultado que as pessoas esperavam”, ressaltou.

 

Projetos importantes

“Seguindo as diretivas do partido, estamos sempre ao lado do Executivo que encaminhou para a Câmara projetos importantes em um momento de crise pelo qual o país está passando como o Bolsa Cidadania e o projeto dos Lotes Urbanizados, que vão de encontro com as necessidades da população mais carente. Nós votamos sempre a favor da população. Estamos apoiando também um projeto dos moradores do bairro Valle Verde que desenvolve uma horta comunitária e que precisa de apoio dos órgãos públicos para atender a mais pessoas que precisam. Estamos entrando em contato com os técnicos da prefeitura para dinamizar o projeto”, lembra.

 

Maior conquista é atender o público

O petista vê como uma de suas maiores conquistas o atendimento ao público. “Minha maior conquista é poder atender ao público, é estar próximo de quem mais precisa. Atender ao próximo não tem preço, não tem dinheiro que paga. Quero agradecer a população do Parque São Paulo por me apoiar e, principalmente, ao prefeito Edinho que reconhece o nosso trabalho”, disse.

 

Volta por cima

Questionado sobre quais seriam seus pontos de destaque e quais os pontos fracos na política, Toninho relata que entende como um ponto fraco do início de seu mandato, o fato de ter poucos estudos. Porém, hoje comemora sua formatura no ensino médio e acrescenta que pretende cursar uma faculdade em breve. “No começo foi difícil porque eu recebia muitas críticas pela minha falta de estudos, mas isso acabou me motivando a estudar e consegui dar a volta por cima buscando sempre me qualificar constantemente”, comemora.

 

Trabalho pelo coletivo

“Às vezes as pessoas não entendem que a função do vereador é atender o coletivo e não o individual, aí confundem as coisas. Peço para que elas acompanhem o nosso trabalho e avaliem bem o voto nas próximas eleições. Quero agradecer a toda a minha família, ao Partido dos Trabalhadores, ao Dicão, ao prefeito Edinho e toda a população do Parque São Paulo pelo reconhecimento do nosso trabalho”, finalizou.

 

Lombofaixa em frente a creche do Parque São Paulo foi feita através de indicação do vereador