Sesc realiza a 7º edição da Semana Move com centenas de atividades gratuitas

2

Coordenada pelo Sesc São Paulo e consolidada como um dos principais movimentos no combate ao sedentarismo, a Semana Move chega à sua 7ª edição entre os dias 21 e 29 de setembro. A ação tem como objetivo sensibilizar pessoas de todas as idades a conhecer, experimentar, retomar ou mesmo manter a prática de diferentes modalidades físico-esportivas.

Em 2019, a Semana Move conta com mais de 800 atividades como apresentações esportivas, aulas abertas, bate-papos, competições, corridas, oficinas, passeios ciclísticos e vivências, nas unidades da capital, interior e litoral do estado de São Paulo, além de ocupar espaços públicos.

Desde 2015, a ação é realizada na América Latina, com apoio da ISCA – International Sports and Culture Association, e com a participação simultânea dos países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Para o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda “A Semana Move é o principal legado da Campanha Move Brasil que movimentou o país e criou uma rede de movedores em combate ao sedentarismo. Realizar a 7ª edição do evento consolida esta rede que se destaca pela promoção do Esporte para Todos e Atividade Física, presente na programação regular das unidades do Sesc em São Paulo. Nesta semana, atividades gratuitas ganham ruas, praças, espaços públicos, além de outras cidades e países com o objetivo de conscientizar pessoas e comunidades para os benefícios de uma vida ativa e saudável”.

Também integram a programação atividades desenvolvidas por mais de cinquenta movedores, de indivíduos a organizações, que acreditam ser possível, por meio de uma ação conjunta, ampliar o número de praticantes de atividades físico-esportivas de maneira regular.

“A Semana Move representa uma das principais ações institucionais da área de desenvolvimento físico-esportivo no combate ao sedentarismo, consolidando-se como uma iniciativa importante para tornar mais ativa fisicamente a população brasileira, bem como os demais participantes da Campanha em 12 países latino americanos. Amplia-se, assim, o interesse das pessoas pelas práticas físico-esportivas e promove o acesso ao lazer aos nossos frequentadores e a comunidade em geral, declara Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

Em Araraquara, o grande destaque da programação é o bate papo com representantes de 5 gerações que conquistaram tudo no voleibol: Carlão, William, Mari Steinbrecher, Estefania de Souza, Rodrigão e André Nascimento, seguido de um grande festival Intergeracional de vôlei com a participação destes atletas. Há também as aulas abertas de Tai Chi Chuan, corrida e flexibilidade no Parque Infantil e Praça Pedro de Toledo, promovendo o bem estar e favorecendo o encontro de pessoas, além da valorização dos espaços públicos da cidade.

Programação completa: sescsp.org.br/semanamove

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SESC ARARAQUARA

ABERTURA

APRESENTAÇÃO ESPORTIVA GERAÇÃO VOLEIBOL
Como o voleibol impactou e continua impactando diferentes gerações de brasileiros tornando este esporte o segundo mais popular no país e colocando o Brasil como uma referência no voleibol mundial. Bate papo com representantes de 5 gerações que conquistaram tudo no voleibol: Carlão, William, Mari Steinbrecher, Estefania de Souza, Rodrigão e André Nascimento, seguido de um grande festival Intergeracional de vôlei com a participação destes atletas.
Dia 21, sábado, das 14h às 17h.
Ginásio

FESTIVAL INTERGERACIONAL DE VÔLEI
Uma mistura de gerações amantes da modalidade para jogar e promover o esporte. O festival será organizado por faixa etária.
Dia 22, domingo
Das 10h às 12h
De 13 a 17 anos e pessoas acima de 60 anos.
Das 14h às 16h
Acima de 18 anos, masculino e feminino.
Ginásio
Inscrições a partir de 1/9 na Central de Atendimento.

CIRCUITO SESC DE HANDEBOL
Apresentação da modalidade e disseminação de valores e conceitos educacionais do esporte por meio de um circuito pedagógico nas cidades da região.
Participação dos ex-jogadores da seleção brasileira de handebol, participantes de Jogos Olímpicos, Lucila e Fábio Vanini.
De 24 a 27, terça a sexta, às 8h e às 14h.
Cidades da região

AULAS ABERTAS – CAPOEIRA PARA TODOS
Experimentação e vivência dos fundamentos da arte capoeira para todos os públicos.
De 24 a 27, terça a sexta, 20h
Sala de Expressão Corporal

APRESENTAÇÃO
DESCOBERTAS ESPORTIVAS
Conhecer um pouco mais de modalidades tradicionais e descobrir esportes pouco difundidos no nosso país é o objetivo desse “feirão de esportes”. O público poderá percorrer os diferentes estandes para descobrir informações e curiosidades e até praticar diversas modalidades.
Dias 25 e 26, quarta e quinta, das 14h às 17h.
Ginásio
Agendamento de grupos pelo fone 3301-7528.

PALESTRA MINI HÁBITOS NA EMPRESA
Ação junto aos funcionários de empresas para mostrar a importância do hábito da atividade física no cotidiano.
Dias 25 e 27, quarta e sexta, 8h
Empresas da cidade

CURSO
FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE QUADRA E MESA BASQUETEBOL
Curso Oficial da Federação Paulista de Basquetebol, para formação de Oficiais de Quadra e Mesa. Aos participantes que obtiverem o mínimo de 80% de presença será fornecido certificado pela Federação Paulista de Basquetebol.
Dias 21, 22, 28 e 29, sábados e domingos, das 9h30 às 18h
Sala de Múltiplo Uso 1 e Ginásio
Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

AULA ABERTA
DESAFIO GMF
O conceito da Ginástica Multifuncional colocado à prova numa sequência de exercícios elaborada especialmente para desafiar, de maneira lúdica, as habilidades motoras e cognitivas dos participantes.
Dia 25, quarta, 19h30.
Vários espaços

FESTIVAL INTERESCOLAR DE HANDEBOL
Festival esportivo destinado a crianças matriculadas no Ensino Fundamental II das escolas públicas e particulares de Araraquara e região. Torneios masculino e feminino.
Dia 28, sábado, 10h
Ginásio
Inscrições no setor de esportes até 20/9.

AULAS ABERTAS
NOS PARQUES DA CIDADE
Ocupação de praças e parques com atividades físicas que promovem bem estar e favorecem o encontro de pessoas e a valorização dos espaços públicos da cidade.
?Dia 22, domingo
8h (Corrida)
9h30 (Flexibilidade)
Parque Infantil
?Dia 29, domingo
8h (Tai Chi Chuan)
Praça Pedro de Toledo