Semana de Saúde do Trabalhador contempla oito palestras

26

Com quatro dias de duração, oito palestras no período de 29 de abril a 3 de maio, a 2ª Semana de Saúde do Trabalhador terminou nessa sexta-feira (3) com os temas “Atendimentos em primeiros socorros” e “Plano de Emergência: Abandono de área”.

Primeiramente, a enfermeira Sônia Azarito Silva demonstrou teoricamente, e também na prática, procedimentos no atendimento a desmaios, convulsões, fraturas, hemorragias, queimaduras, engasgos e paradas cardiorrespiratórias.

Em seguida, o técnico de segurança do trabalho Ivo Carpini Martinez abordou a elaboração de um plano para abandono de área diante das situações de incêndios, contaminação, desabamentos e enchentes.

“É fundamental nas situações de riscos retirar as pessoas para um lugar seguro”, resumiu Martinez, que também é presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) municipal.

Os outros painéis temáticos apresentados durante a semana envolveram animais peçonhentos, sexualidade, violência doméstica, maternidade e paternidade, combate à dengue, combate a incêndios, e agora, no encerramento, primeiros socorros e plano de emergência.

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Gestão e Finanças e Cipa ocorreu no Centro Internacional de Convenção, próximo ao Gigantão.