Secretaria da Saúde recebe doação de protetores faciais

Equipamentos foram entregues pelo Sesc e serão utilizados pelos profissionais de saúde que atuam no combate ao novo coronavírus

43

A Prefeitura recebeu, nesta segunda-feira (15), a doação de 100 protetores faciais para uso dos profissionais de saúde que atuam no combate ao novo coronavírus. A doação foi feita pelo Sesc Araraquara.

Os equipamentos recebidos pela Secretaria Municipal da Saúde foram desenvolvidos pelo programa de Tecnologias e Artes do Sesc São Paulo, cuja linha de produção está concentrada no Sesc Avenida Paulista e conta com o apoio de educadores, profissionais e equipamentos de outras unidades do Estado.

O processo de produção inclui a utilização de impressoras 3D e máquina de corte a laser. Os protetores são reutilizáveis e constituídos por partes recicláveis, associadas a componentes feitos com plástico biodegradável.

Os equipamentos são compostos por uma viseira de acetato cortada a laser e uma testeira, também de acetato ou plástico biodegradável – cujo filamento, utilizado na impressora 3D, é constituído de vegetais ricos em amido, como o milho, a beterraba, a mandioca e a cana de açúcar.

De acordo com o Sesc, a iniciativa partiu da ideia de adequar o patrimônio da entidade à situação atual, em especial a infraestrutura dos Espaços de Tecnologias e Artes presentes nas unidades do Estado, onde são realizadas atividades educativas, de experimentação e desenvolvimento artísticos, em diálogo com profissionais do universo maker e engajados em iniciativas socioculturais dentro e fora da instituição.