Primeira fase do vestibular da Unesp será realizada nesta sexta-feira (15)

39

Ariane Padovani

Nesta sexta-feira (15) será realizada a primeira fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), uma das principais do país e da América Latina, para o preenchimento de 7.725 vagas em 136 cursos de graduação.

Criada em 1976, a Unesp é uma das três universidades paulistas públicas e de ensino gratuito presente em 24 cidades do território paulista, sendo 22 campi no Interior, um na Capital e um em São Vicente. Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, são 34 unidades que oferecem 186 opções de entradas no vestibular em 63 profissões de nível superior e forma, anualmente, 5,6 mil novos profissionais, além de ser responsável por 152 programas de pós-graduação.

Do total de vagas, 3.878 serão reservadas para candidatos que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas. Destas, 1.365 se destinam a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas (PPI).

Preparação

De acordo com Leliana Serafim, diretora do colégio Progresso, os alunos da instituição são preparados emocionalmente desde cedo para o vestibular. “A gente tem uma preocupação de que eles estejam preparados para todas as realidades da vida e o vestibular é uma das realidades, por isso, desde a primeira série do ensino médio nós temos aula de orientação profissional dada por uma psicóloga que vai preparar a ansiedade, fazer exercícios de respiração, trazer conteúdos internos para que eles estejam prontos tanto para o vestibular quanto depois na universidade, pois existem alunos que passam no vestibular e não conseguem continuar a vida universitária, porque não conseguem sair de casa ou algumas outras situações. Então pensando em tudo isso, tem as aulas de orientação profissional, mas também os conteúdos dados pelos professores de uma forma muito firme, realmente pensando em prepará-los para essa questão de se darem bem no vestibular e depois na universidade. Nós temos plantões também com os próprios professores da sala para os alunos do ensino médio. Isso é uma forma de ajudar os alunos a se desenvolverem além do conteúdo de sala de aula, onde temos um material riquíssimo, que utilizamos como material pedagógico, que ajuda muito no preparo do vestibular”, explicou a diretora.

Quezia Valentim Martins, de 36 anos, professora de Química de outra escola da cidade, deu dicas sobre os conteúdos de sua matéria que geralmente caem nos vestibulares da Unesp. “Eles sempre cobram pilhas ou eletrolises, cálculos estequiométricos, tabela periódica, cinética e funções orgânicas”, contou a professora.

Dicas

Leliana Serafim falou sobre as dicas que os professores passam para os alunos do Progresso que vão prestar os vestibulares da Unesp, Unicamp e Fuvest. “Descanse, se alimente bem, cuide para ter um dia de relaxamento para estar preparado, porque o vestibular é conhecimento e também preparo físico para conseguir estar focado no dia da prova. Respire, pense e lembre-se de tudo o que aprendeu durante todo o ensino fundamental e médio”, destacou a diretora.

Quezia Valentim Martins concorda com os conselhos da diretora. “No dia anterior, procure descansar o máximo possível, evite estudar, no máximo lembre-se de alguns assuntos que foram trabalhados nessa semana nas aulas de dicas, coma coisas leves e leve algo para comer durante a prova, evite roupas pesadas, porque pode ser que na sua sala não tenha ar condicionado, teste os materiais antes para ver se estão funcionando, procure chegar com antecedência para não perder a hora da prova e, principalmente, não esqueça o documento”, finalizou.

Concorrência

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou a relação candidato/vaga do Vestibular 2020, com 95.440 candidatos.

As opções mais disputadas do exame são, pela ordem: Medicina, em Botucatu (311 candidatos por vaga); Psicologia – integral –, em Bauru (60,9); Direito – matutino –, em Franca (47,3); Psicologia – noturno –, em Bauru (36,2); Medicina Veterinária, em Botucatu (36); Enfermagem, em Botucatu (33,2); Arquitetura e Urbanismo, em Bauru (32,4); Ciências Biomédicas, em Botucatu (31,6); Direito – noturno –, em Franca (30); Engenharia Química, em Araraquara (27,8); Medicina Veterinária, em Jaboticabal (27,7); Ciência da Computação, em Bauru (26,9).

A relação candidato/vaga completa, assim como a consulta do local de prova, pode ser conferida no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo Vestibular. Entre as opções mais procuradas, apresentaram crescimento na disputa as carreiras de Medicina (aumento de 1%), Psicologia (13,4% no integral e 0,3% no noturno), Ciências Biomédicas (2%) e Ciência da Computação (0,7%).

Informações

Para consultar os locais de prova dos candidatos inscritos no vestibular da Unesp basta acessar o site da Vunesp e inserir o endereço de e-mail ou CPF.

As provas do vestibular 2020 da Unesp serão aplicadas em duas fases. A primeira consiste em uma avaliação de 90 questões objetivas, já a segunda será dividida em dois dias, 15 e 16 de dezembro. Alguns cursos exigem provas de habilidades específicas, que serão realizadas entre 8 e 14 de dezembro.

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano poderão usar a nota para complementar a pontuação da Unesp.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 27 de janeiro, no site da Vunesp.

Confira as datas das provas dos vestibulares:

Unesp

1ª fase: 15/11

2ª fase: 15 e 16/12

Unicamp

1ª fase: 24/11

2ª fase: 05 e 06/01/2020

Unifest

1ª fase: Enem

2ª fase: 12 e 13/12

ITA

1ª fase: 01/12

2ª fase: 12 e 13/12