Presídios da região terão visita virtual

Famílias dos presos poderão usar o sistema de videoconferência para ter contato com eles

114

O governo de São Paulo anunciou o início da realização das visitas não presenciais a partir do próximo fim de semana, incluindo as unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) que inclui as unidades prisionais de Araraquara. As famílias dos reeducandos agora podem agendar um contato com seu parente à distância e usarão o sistema de videoconferência, pelo qual já estão sendo realizadas teleaudiências criminais.

Quem Poderá Participar

Somente as pessoas regularmente cadastradas no rol de visitas dos reeducandos poderão participar da visita virtual.

Como participar

Para poder participar do serviço, é necessário alguns passos. Em primeiro lugar, se deve entrar no site da SAP: http://www.sap.sp.gov.br/.

O segundo passo é clicar em conexão familiar no tópico “Serviços”, localizado na barra na parte de cima do site.

Após isso, é necessário selecionar a opção “Conexão Familiar – Visita Virtual”, localizada na parte inferior da tela. A partir daí, será necessário criar uma conta clicando em “Conta” e depois em “Criar uma conta”, localizados no canto superior direito da dela.

Chegando nessa parte, agora é preciso se cadastrar com os dados solicitados. Somente após preencher todos os campos pedidos será possível clicar em “Cadastrar”. Então, o sistema enviará um link de validação para o e-mail cadastrado, pelo qual o visitante terá que acessá-lo para ativar a conta.

Com a conta ativada, o visitante deverá retornar na aba “Conta” e agora clicar em “Entrar” e preencher seus dados cadastrados anteriormente. Agora, a conta devidamente cadastrada, para agendar a visita virtual, é necessário clicar na aba “Agenda” e selecionar a opção “Visita Virtual” localizadas na parte superior da tela.

Agora, aparecerá um botão azul na parte superior esquerda de seu computador escrito “+Novo”, onde será possível realizar um novo agendamento. A partir daí, será solicitado a matrícula do reeducando de quem o visitante gostaria de visitar.

Após preencher, clicar em “Verificar” na parte de baixo da tela. Esse botão servirá para confirmar que o CPF do visitante está devidamente cadastrado no rol de visitas do preso. Em caso positivo, será mostrado os dados do visitante e do preso para confirmação.

Estando tudo em ordem, basta clicar no botão azul “Salvar”, localizado abaixo dos dados, e uma mensagem de sucesso será mostrada, além de um e-mail de confirmação.

Agora, será necessário esperar a unidade agendar a melhor data para sua visita. Para consultar o estado do agendamento, os visitantes deverão ir novamente em “Agenda”, depois clicar em “Visita Virtual” e será possível acompanhar o andamento da solicitação.

Problemas que podem ocorrer

Caso apareça uma tela “Há um problema no certificado de segurança no site”, a pessoa deve clicar em “Continuar neste site (não recomendado)” que o serviço aparecerá normalmente.

Um outro problema que pode ocorrer é a queda do sistema, uma lentidão por parte do site ou uma demora para chegada do e-mail de confirmação. Isso se deve pela alta demanda e pela grande quantidade de pessoas que estão tentando acessá-lo ao mesmo tempo.

Nesse caso, é necessário que a página seja atualizada. Posteriormente, o usuário poderá retomar o procedimento.

Foto: O Imparcial