Luna Meyer quer trazer projetos eficientes para Causa Animal e o Meio-Ambiente

Protetora dos animais há mais de 10 anos, a candidata é também especialista em mídias digitais e tem projetos que envolvem tecnologia, mulheres e veganismo.

639

Faltam poucos dias para 15 de novembro e diversas candidaturas femininas despontam com boas ideias e excelente potencial.

Nesta edição o jornal O Imparcial conversa com Luna Ayan Meyer, formada em propaganda e marketing e consultora de mídias digitais. Luna atua de forma engajada na proteção animal há mais de 10 anos já tendo ajudado diversos grupos de proteção, foi secretária do conselho municipal de proteção e defesa dos animais e esteve envolvida em ações significativas da pauta.

A candidata falou de como pretende trazer políticas públicas que prometem mudar a forma como a causa animal é tratada em Araraquara e das outras pautas em que irá atuar.

Confira a entrevista na íntegra:

O Imparcial: Qual a sua expectativa para as eleições em Araraquara?

Luna: Eu espero MUITA renovação com pessoas realmente comprometidas em pensar soluções que tornem Araraquara um local melhor e que realmente fiscalizem o executivo com coerência e de forma imparcial.

A atual câmara infelizmente acabou ficando acomodada e o maior símbolo disso são os 92% de projetos dos vereadores que são de nome de rua e datas do calendário municipal. A maioria dos projetos que se diferenciam disso são da própria prefeitura.

Pesquisei muito e este é um fenômeno que só acontece em Araraquara. Existem pessoas ali ocupando cadeiras há mais de 20 anos, que claramente perderam a inspiração. Chegou a hora de darem espaço para gente realmente motivada a pensar soluções eficientes para Araraquara.

O Imparcial: Qual é a sua formação? Quem é Luna Meyer? Você faz alguma outra coisa além da proteção animal?

Luna: Tenho 40 anos, sou casada mãe e de dois lindos filhos. Sou bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Propaganda e Marketing, especialista em Mídias Digitais, além disso Designer Gráfica e Web Designer. Atuo de forma autônoma desenvolvendo sites, criando artes digitais e criando campanhas de marketing digital. Já  dei aula em pós-graduação de Marketing Digital e realizei palestras no SEBRAE.

Por ser apaixonada por animais desde criancinha sempre procurei ajudar a pauta com meus conhecimentos, acabei expandindo para outras áreas e ajudando pessoas também.

O Imparcial: Qual é a sua principal motivação para se candidatar ao Legislativo?

Luna: “Trabalho” com proteção animal todos os dias, boa parte do dia. Seja cuidando do meu abrigo que no momento conta com mais de 100 gatos, que são resgatados, tratados e encaminhados para adoção responsável, seja com comunicação, ajudando protetores a doarem seus animais, os perdidos a serem localizados e conscientizando a população. Sendo vereadora eu poderei fazer muito mais e terei mais ferramentas para o que já faço diariamente.

Infelizmente a Câmara Municipal carece de alguém realmente comprometido com a pauta animal e do meio ambiente. Embora a legislação de Araraquara seja boa em relação a outras cidades, o orçamento disponível não dá conta de executar essa legislação.

No Orçamento Anual de 2020 foram dispostos por volta de 2 milhões de reais para o ano todo. Uma cidade realmente comprometida com a pauta disponibilizaria mais. Votuporanga, cidade com metade da nossa população, recebe 5 milhões, está conseguindo seu hospital público veterinário e nós aqui sofrendo com abrigos lotados e animais de rua aos montes nos bairros da periferia.

Eu como protetora afirmo: Precisamos de alguém para fiscalizar o como esse investimento é distribuído e lutar para que ele seja melhor e utilizado de forma realmente eficiente.
Vendo que não haviam outros candidatos com esse comprometimento resolvi ser esse nome.

Além disso a proteção animal me faz diariamente confrontar outros questões da cidade, pois um problema acaba sendo ligado a outro, como meio ambiente e saúde pública.

O Imparcial: Você diz que já está em atuação há 10 anos. O que você classificaria como sendo suas maiores conquistas nesta pauta?

Luna: Como falei, tenho um abrigo e estou constantemente recuperando, castrando e doando. Acredito já ter doado mais de 700. Promovo diariamente a conscientização das pessoas sobre adoção responsável e as políticas públicas da cidade, como castração, telefones úteis e denúncias de maus tratos.

Na posição de comunicóloga/designer criei as campanhas digitais que colheram as assinaturas que promoveram as mudanças no CCZ de Araraquara que eutanasiava animais em 2013, as campanhas e artes que incentivaram a aprovação da Lei Contra Carroças e Contra Fogos de Estampido.

Fiz parte da mesa diretora do Conselho de Proteção e Defesa dos Animais de Araraquara e nesta mesa diretora ajudamos a construir o projeto recentemente aprovado para o cadastro municipal das protetoras, incluímos e realizamos a arrecadação de ração na campanha da Solidariedade da prefeitura (um candidato raso tenta se apropriar disso pra ele), incluímos fêmeas prenhas no cio no protocolo de recolhimento, fiscalizamos o CCZ e solicitamos reforma (que será feita ano que vem), fiscalizamos o santuário e solicitamos a separação de gatos doentes, o que foi feito, além da vacinação dos mesmos.

Tenho junto a outros protetores um projeto chamado CastraCat dedicado a castrar colônias de gatos de rua evitando o aumento do número de animais nas ruas. Realizei artes gráficas de conscientização para prefeitura e para muitos dos grupos de proteção animal da cidade. Além de diversos animais que ajudei a localizar, doar, conseguir recursos para tratamentos e casos que intercedi pessoalmente para que fossem resolvidos mais rapidamente.

O Imparcial: Certo, é visível sua experiência na pauta animal diferente de muitos que tentam se apropriar da mesma. Mas e para as outras pautas? Você se considera apta a fiscalizar e construir projetos?

Luna: Com certeza. Além de protetora sou também cidadã de Araraquara. Mãe de adolescentes negros. LGBTQi+. Uso os serviços públicos da cidade. Minha filha estuda em escola pública. Já estive na UPA várias vezes. Então obviamente quero cuidar das outras pautas e tenho acima de tudo humildade para ouvir a população e buscar soluções para ela. Uma “promessa” que posso cumprir com tranquilidade é de que serei acessível. Seguirei respondendo e tentando ajudar todos que me procurarem.

O Imparcial: Quais o seu principais projetos caso você se eleja vereadora?

Luna: A lista é extensa! Uma coisa posso prometer com tranquilidade, 92% dos meus projetos serão para ajudar a população e os animais da cidade de fato e economizar para máquina pública.

Alguns deles:

  • Hospital Veterinário: Atendimento gratuito/baixo para a população de baixa renda através de um hospital que seja realmente público. Tal hospital pode ser viabilizado com parcerias com a faculdade local de medicina veterinária e veterinários locais, além da busca de emendas.
  • Mais Castrações: A chave para controlar a população de animais de rua é a castração. A cidade conta atualmente com 187 castrações para animais de rua e para a população. É preciso o triplo disso.
  • Combate às queimadas através da criação da brigada municipal e intensificação da parceria com o corpo de bombeiros.
  • Viabilização da chipagem para a população, que já tem lei inclusive, tornando assim os animais identificáveis, reduzindo o abandono e responsabilizando maus tratos.
  • Censo Animal: Projeto em parceria com outros agentes fiscalizadores, como dengue ou funcionários do DAAE para identificar o número de animais existentes nos lares Araraquarenses, dando assim condições de pensar de forma mais eficaz políticas públicas.
  • Incentivo ao Veganismo: Criação de feira vegana mensal em um espaço público de ampla movimentação como o Parque Infantil e inclusão de dia da merenda vegana nas escolas municipais.
  • Parceria com Grupos e Protetores Independentes: Existem muitos protetores em Araraquara agindo totalmente por conta própria, essa força precisa ser aproveitada e articulada.
  • Volta da Secretaria do Meio Ambiente e abertura de seccional da Polícia Civil que investiga crimes do Meio Ambiente em Araraquara.
  • Criação de um portal digital dentro da página da prefeitura para a disponibilização de animais para adoção responsável e outras informações relevantes. Atualmente a prefeitura acumula mais de 500 animais com iniciativas fraquíssimas para que sejam doados.
  • Respeito ao animal silvestre, precisamos urgente de atendimento 24h para animais silvestres que são encontrados feridos. Precisamos também de políticas de apoio que apoiem os protetores de silvestres que tanto fazem sem qualquer reconhecimento.
  • Volta das Feirinhas com participação de Grupos de Proteção e da População.
  • Treinamento e integração do funcionalismo público para lidar com a pauta animal.
    Palestras sobre posse responsável e leis de animais nas escolas. (Isso eu já faço, quero tornar oficial)
  • Projeto Adote uma Lixeira/Caçamba: Empresas privadas patrocinam lixeiras e caçambas posicionadas em locais estratégicos para evitar o excesso de lixo na cidade.
  • Criação de portal EAD dentro da prefeitura para profissionalização e formação da população.
  • Luta por uma delegacia da mulher 24h e atendimento adequado para mulheres vítimas de abuso sexual e oficinas de defesa pessoal para mulheres em parceria com academias de artes marciais.
  • Através do diálogo com mulheres vítimas de casamentos abusivos, pude perceber que muitas não conseguem se desvencilhar dessa realidade por insegurança e medo de não conseguir emprego. A ideia é criar cursos básicos de formação EAD qualificada em parceria colégios e empresas, a fim de emancipá-las e torná-las independentes podendo sair com mais tranquilidade da situação vulnerável, a mesma ideia pode ser transposta para população LGBTQIa+ que tanto sofre com o preconceito e para pessoas que comprovem baixa renda e poucas condições. Além disso já sondei com algumas agências de emprego parcerias para estes mesmos casos, onde essas pessoas teriam ajuda para serem reinseridas no mercado de trabalho.
  • Panfleto Responsável: Projeto de lei que inclui em todo e qualquer panfleto distribuído na cidade, uma pequena área com mensagens de utilidade pública como combate a dengue, proteção animal, denuncia de violência contra a mulher e etc.
  • Para os autônomos, pequenos empresários e pequenos produtores: Quero criar um cadastro estilo “Guia de Serviços”, montado através de trabalho voluntário (que eu pessoalmente tenho como oferecer e conseguir) e promover oficinas de marketing digital através de EAD para ajudá-los a estruturar seus negócios e vender mais. Incentivarei o uso desses serviços.

O Imparcial: Em sua opinião, quais são os principais desafios para a próxima legislatura na pós-pandemia?

Luna: É preciso pensar em formas de aprimorar a educação a distância e fortalecer os autônomos e pequenos empresários que foram extremamente prejudicados pelo COVID-19. Não sabemos até quando essa pandemia irá, então temos que nos adaptar a essa nova realidade dando condições da população sobreviver.

O Imparcial: Como está sendo sua campanha?

Luna: Minha campanha é totalmente sustentável e se baseia no boca a boca. Como protetora do meio-ambiente me recusei a fazer um santinho poluente. Com dinheiro próprio fiz um santinho “sustentável” com os telefones da causa animal no verso, sendo assim de utilidade pública. Não recebi quase nada de verba do partido e prefiro assim. Acho um absurdo que invistam milhares de reais em propaganda política. Se você é bom e tem história, você não precisará de muito pra ser reconhecido. Tem vereador aí gastando mais de 20 mil reais pra mostrar que é “bom e legal”. Quem é de verdade, me perdoe, não precisa disso. Eu utilizaria 20 mil reais pra investir em projetos que ajudassem as pessoas.

O Imparcial: Para finalizar, deixe um recado para população de Araraquara sobre as eleições.

Luna: Precisamos realmente de um legislativo que cumpra a função de fiscalizar a prefeitura sem rabos presos e que construa PROJETOS que de fato ajudem a população.

Independente de quem você for votar, verifique a história daquela pessoa. Candidato que se presta a ficar criticando e caçando briga na internet não terá a capacidade de construir políticas efetivas.

Amamos Araraquara e precisamos escolher representantes que realmente irão zelar por nossa cidade e torná-la melhor. Gratidão pelo espaço de fala.