Hoje tem mutirão no Universal e Vale do Sol e fumacê no Jardim Europa e Tabapuã

82
Fumacê

O mutirão contra a dengue continua neste sábado (9), das 8h às 12h. Desta vez, as equipes da Vigilância Epidemiológica estarão nas regiões do Jardim Universal e do Vale do Sol. Esses locais estavam previstos para serem visitados anteriormente, mas a ação teve que ser cancelada devido a chuvas.

Os moradores dos bairros Jardim Universal, Jardim das Flores e Jardim Helena, Parque das Laranjeiras, Residencial Lupo 1 e 2 e Jardim Nova América, Residencial Acapulco, Vale do Sol, Vila Yamada,  Jardim Tangará, Parque Igaçaba, Jardim Paraíso, Águas do Paiol e Residencial São Bento devem colaborar.

O mutirão vai recolher inservíveis e materiais que podem significar acúmulo de água e criadouro do mosquito da dengue. Por isso, antes do horário previsto para o mutirão, todo material que acumula água e que pode ser descartado deve ser colocado nas calçadas. Isso inclui bacias, pias, baldes, latas de tinta, vasos, latões e garrafas.

Os caminhões do mutirão não estão levando restos de materiais de construção, galhos de árvores e ripas de madeira.

Fumacê em parte do Jardim Europa e Tabapuã

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde e equipes da Vigilância Epidemiológica, vai realizar fumacê na manhã de hoje (9), das 8 às 12 horas, em regiões dos Altos da Vila Xavier, num quadrante que abrange ruas e avenidas de parte do Jardim Europa e Tabapuã.

Uma viatura equipada com dois termonebulizadores, um apontado para cada lado da rua, deve espalhar o inseticida entre as Avenidas Francisco Vaz Filho e Adelaide Ferraz de Carvalho e as Ruas Rubens Alves de Oliveira e dos Bombeiros.

De acordo com Rodrigo Contrera Ramos, coordenador executivo de Vigilância em Saúde, a decisão de realizar o fumacê no período da manhã se deu por conta das chuvas diárias que vêm impedindo a ação desde o início do mês, no final da tarde.

Ainda segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, a ação exige colaboração e cuidados por parte da população; o inseticida se transforma em nuvem de fumaça e entra nas residências, matando os mosquitos adultos.
No momento em que a viatura passar pela rua, as portas e janelas das residências deverão ser abertas para que a fumaça com o inseticida tenha acesso a todos os cômodos e mate os mosquitos. Além disso, os moradores e animais de estimação deverão se dirigir aos fundos da casa.
Vale lembrar outras recomendações da Vigilância Epidemiológica: os alimentos devem ser acondicionados em recipientes próprios com tampa; gaiolas de pássaros devem ser cobertas; a entrada de caixas de abelhas deve ser vedada por 24 horas; roupas devem ser retiradas dos varais e veículos devem ser retirados das ruas; e, após a aplicação, água e alimentos dos animais domésticos devem ser trocados.