Helenita Turci acredita na experiência para representar as mulheres na Câmara

O principal projeto da candidata do Cidadania, que já cumpriu três mandatos, é a geração de empregos e renda

116

As eleições municipais 2020 estão chegando e as candidaturas femininas aparecem com maior representatividade este ano. Além do maior número de mulheres concorrendo ao pleito, em Araraquara, a disputa vem bastante qualificada com nomes já conhecidos dos araraquarenses.

Nesta edição o jornal O Imparcial conta um pouco a história da ex-vereadora Helenita Turci (Cidadania), que já ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Araraquara por três mandatos.

Helenita garante que hoje, com mais experiência, estando por 12 anos na vereança na Câmara Municipal, tem como principal meta a geração de empregos e renda para a população. “Quero representar as mulheres, sendo uma voz ativa na Câmara Municipal de Araraquara, promover o desenvolvimento da cidade, gerando emprego/renda, e dar continuidade aos projetos de lei implementados durante minha gestão como vereadora de Araraquara por três mandatos”, ressalta a candidata.

Helenita Turci desenvolveu diversos projetos, como:

  • Instalação do Centro Educacional Infantil do SESI, proporcionando educação para crianças e jovens e gerando empregos para nossa cidade;
  • Vinda do Hipermercado Extra, acarretando maior geração de empregos;
  • Aprovação da Lei n° 57 – Perímetro escolar de segurança, proporcionando mais segurança aos alunos, pais e professores;
  • Colaboração ao Curso PROERD, que capacita professores especializados da Polícia Militar por meio de cartilhas, ensinando e incentivando crianças de 7 a 11 anos a dizerem “não às drogas”;

Continuidade aos projetos

Questionada sobre qual é a sua maior motivação para voltar à Câmara municipal, a candidata respondeu que: “Minha maior motivação será dar continuidade aos projetos que foram bem sucedidos durante os anos que trabalhei como vereadora em Araraquara, e implementar novas ações, tendo como foco: Retornar para Araraquara o 190 da Polícia Militar; importante para a rapidez nos atendimentos ao público e segurança para a nossa cidade; Estabelecer parcerias para a geração de empregos para o cidadão araraquarense; Incentivar diversas áreas, como saúde e educação, apoiando os profissionais envolvidos; Com a confiança do cidadão Araraquarense, sendo eleita, pretendo reunir as entidades representativas do setor Agropecuário presentes em nossa cidade, como o Sindicato Rural, ITESP, CANASOL, Secretaria de Agricultura de São Paulo (sendo representada pela CATI) entre outros órgãos para que, assim, possamos trabalhar em prol do fortalecimento da agropecuária, tendo em vista que possuímos aqui em Araraquara dois assentamentos rurais, pequenos produtores, que seriam beneficiados com políticas mais direcionadas. Com isso, iremos promover maior geração de empregos ao trabalhador rural, beneficiando o produtor e o consumidor direto, que poderão possuir em suas casas, alimentos produzidos em nossa cidade, com excelência em qualidade e com preços mais acessíveis. Sabemos que Araraquara é um pólo Universitário, e com isso pretendo realizar parcerias junto às universidades e os cursos, para a expansão do setor de Agronegócio utilizando projetos e novas tecnologias para o manejo de diversas culturas como a apicultura, lavouras, granjas, pastagens, produção no campo”, elencou.

Mulher na política

Sobre qual é papel da mulher nessas eleições, Helenita entende que: “

A luta pelo direito das mulheres vem progredindo não só no Brasil, mas em todo o mundo. Alguns avanços já foram conquistados pelas mulheres ao longo da história, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas. É necessário que aumente o poder de representatividade das mulheres na política, tornando acessíveis o debate e o engajamento em diferentes esferas sociais. Como funcionária pública municipal (DAAE), me sinto motivada e valorizada por exercer, representando a força feminina, uma função junto ao município. Por isso, pretendo apoiar e fazer um trabalho específico junto às autarquias e empresas públicas municipais para que funcionários sejam mais valorizados e a população melhor atendida. Nestas eleições, acredito em representar, interceder, fiscalizar e pleitear novos projetos de leis tendo como foco o bem comum das mulheres e de toda população. As mulheres devem sim, ser uma voz ativa nas tomadas das decisões políticas, contribuindo para o exercício efetivo de uma cidadania participativa e solidária, em que todos os cidadãos em conjunto discutam os rumos de seu país e da sociedade”.

Helenita entende que os impactos e a crise ocasionados pela Covid-19 evidência em todo mundo um desequilibro principalmente no setor econômico. “Sabemos que o maior desafio será a recuperação da economia, buscando mudanças e fortalecendo diversos setores como o comércio e as indústrias de nossa cidade, com um olhar especial às pequenas e médias empresas (grandes geradoras de empregos), para que assim, haja a retomada do equilíbrio e crescimento econômico. Precisamos que exista união, e que todos estejam juntos na Câmara Municipal para buscar soluções e recursos advindos dos governos Estadual e Federal para que, junto com o município, consigamos promover o equilíbrio econômico e fiscal. Com isso, teremos de uma maneira eficaz, a utilização de recursos públicos em benefício da retomada econômica em prol da população que tanto necessita. Outro setor muito importante, no pós-pandemia, no qual devemos investir, é o da Saúde Pública dando maior ênfase para Atenção Primária à Saúde (APS), contando com o apoio da equipe de Saúde da Família, que exerce um papel importantíssimo em acompanhar, monitorar e cuidar de cada pessoa de acordo com a sua condição de saúde. Com isso, proporcionaremos saúde e iremos prevenir doenças, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Com o enfoque na Atenção primária, poderemos evitar que se tenha desperdícios em saúde e o mal uso do dinheiro público”, concluiu.