Formatura da Química é marcada por emoção e perplexidade

60

O Instituto de Química da Unesp Araraquara (IQ) formou neste sábado, dia 2, a 63ª Turma dos Cursos de Graduação em Química (Bacharelado em Química, Química Tecnológica e Licenciatura) e a 2ª turma do curso de Engenharia Química. A Sessão Solene de Colação de Grau ocorreu no Clube Araraquarense e foi presidida pela vice-diretora, professora Dulce Helena Siqueira Silva, que representou o diretor, professor Eduardo Maffud Cilli. O vereador Jéferson Yashuda representou a Câmara Municipal de Araraquara. O prefeito Edinho Silva foi representado pelo vice, Damiano Neto. O professor Antônio Carlos Massabni representou o Conselho Regional de Química.

 

Destaque no Brasil e fora dele, os cursos do IQ de Araraquara formaram 31 profissionais neste ano. O patrono desta turma foi o professor Ian Castro-Gamboa. As paraninfas foram as professoras Isabele Rodrigues Nascimento (Bacharelado), Luciana Massi (Licenciatura) e Maria Angélica Martins Costa (Engenharia Química).

 

Perplexidade e emoção

 

Durante os pronunciamentos ficou clara a percepção da perplexidade dos oradores em relação às recentes manifestações do atual Ministro da Educação, Ricardo Vélez-Rodriguez, sobre o ensino superior no país. Ele disse em entrevista ao jornal Valor Econômico, publicada na semana passada (dia 28), e ainda repetiu a fala depois em um pronunciamento, em outra ocasião, que “a ideia de universidade para todos não existe” e defendeu que as vagas no ensino superior sejam reservadas a uma elite. “As universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual, que não é a mesma elite econômica [do país]”.

 

Já o momento de emoção ocorreu quando os alunos deixaram seus lugares para homenagearem seus pais e familiares. O choro, de absolutamente todos eles, foi a demonstração de gratidão e de conclusão de uma etapa de suas vidas, onde foi preciso muito esforço, estudo e dedicação, na construção de seus conhecimentos, para se chegar a este momento de colação de grau, de formatura, num dos mais renomados cursos de Química, do Brasil e do mundo.